Cloud computing já é tendência em muitas empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A Associação Brasileira de ebusiness (ebusiness Brasil) elaborou e aplicou as perguntas às empresas de todo o Brasil. A pesquisa foi organizada com o propósito de traçar um panorama sobre o uso do cloud computing nas companhias de pequeno, médio e grande porte. O questionário foi respondido no início de junho por gerentes e diretores de TI, sendo que a maior parte das empresas ouvidas compõe o setor de indústria.

De acordo com a análise, mais da metade (56%) dos líderes entrevistados afirmaram que já aderiram ao cloud. A pesquisa apontou também qual o tipo de nuvem as empresas têm contratado. Sabemos que o processo possui três tipos de tecnologia, sendo elas híbrida, pública e privada. Segundo a análise, o tipo de nuvem mais utilizado pelas empresas é a nuvem privada com 38% das respostas. Dentre as aplicações que costumam ir para as nuvens podemos citar e-mails, nota fiscal eletrônica, sistema de RH entre outros.

Além disso, os dados da pesquisa apontam que, por se tratar de uma ferramenta nova, muitas corporações investiram em tecnologias que antecederam a inserção do cloud computing no mercado de TI.  Sendo que o motivo apontado pelas empresas que ainda não adotaram a computação em nuvens está ligado aos investimentos passados que não depreciaram para justificar tal mudança, apenas 8% consideram o alto custo da tecnologia uma barreira na adoção.

Benefícios

As vantagens apontadas pelos profissionais que já possuem o serviço são muitas. Segundo a análise, o aumento na disponibilidade da infraestrutura de TI (46%) e o maior foco no negócio (20%) são os dois principais melhoramentos citados.

Outro aspecto que devemos destacar neste estudo é o fato de que poucas empresas costumam contratar serviços de cloud temporários. Na visão das companhias a falta de segurança é um dos aspectos para a não contratação deste serviço. Apenas 16% dos entrevistados afirmaram trabalhar com a nuvem temporária.

Veja o estudo completo no PDF – Panorama do Cloud Computing no Brasil.

[Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *