Mobilidade ganha cada vez mais espaço no mercado de trabalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

No mundo todo e em diferentes setores corporativos, é cada vez maior o número de casos de home office e outras versões de trabalho remoto e isso evidencia o avanço da força de trabalho móvel. Nesse cenário, um dos desafios é conseguir engajar as pessoas a trabalharem em conjunto, mesmo estando longe fisicamente.

Esse novo modelo de trabalho está baseado em um tripé que envolve:

  1. Aplicativos na nuvem, ou seja, disponibilidade de acesso em qualquer lugar e a qualquer momento;
  2. Mobilidade, com acesso por celulares, tablets e web;
  3. Interatividade, que fomenta um relacionamento mais próximo e pessoal.

Desde quando a internet foi lançada em larga escala no mercado, a forma como trabalhamos vem mudando continuamente de maneira significativa. Antes dessa revolução da Era Digital, o trabalho tinha que ser feito dentro das empresas e os funcionários que viajavam muito tinham que fazer um esforço enorme para acompanhar o que estava acontecendo, na sede da organização onde trabalhavam. Atualmente, a situação é completamente diferente: aceitamos que funcionários trabalhem de casa, o chamado home office, montamos estruturas operacionais dispersas geograficamente e os funcionários em trânsito conseguem ficar atualizados.

Trabalhar em casa é uma prática cada vez mais comum no Brasil e no mundo. Segundo a pesquisa da consultoria Robert Half, feita com 1876 diretores de RH em 16 países, quase 50% dos entrevistados brasileiros afirmaram que a concessão do benefício aumentou nos últimos três anos. O home office acontece nos casos em que os funcionários podem trabalhar por metas e objetivos e é muito comum na área de tecnologia, na qual os funcionários estão pouco acostumados com regras rígidas de horário. Para aumentar a produtividade, destacam-se algumas ações, como fazer uma reunião semanal, quinzenal ou até mensal, definir tarefas, cronogramas e deixar o funcionário trabalhar no ambiente onde ele se sente bem e no horário em que ele produz mais e melhor.

Diferentes segmentos de empresas também enfrentam a situação de unidades de negócio separadas geograficamente. O setor de tecnologia, por exemplo, pode ter um escritório de negócios em São Paulo e concentrar o desenvolvimento em Florianópolis, região que tem mão de obra qualificada e com custo mais competitivo. Neste caso, é importante fomentar a sinergia entre as diferentes unidades para evitar problemas de gestão, que comprometam a produtividade e a saúde organizacional.

O mesmo vale para funcionários em trânsito. Pessoas que trabalham no setor comercial e com vendas externas, por exemplo, têm que estar na rua vendendo, pois pouco poderão fazer se ficarem presos nos escritórios. Mas, esse tipo de profissional também precisa estar atualizado sobre o dia-a-dia da organização em que trabalha, acompanhando lançamento de produtos, novas ofertas, mudanças de procedimento, entre outros.

Em todos estes casos diferenciados de trabalho remoto, a comunicação é fundamental. No home office, para acompanhar se as tarefas estão sendo executadas conforme a demanda e se o cronograma está sendo cumprido. Com unidades de negócio separadas, é preciso garantir a sinergia entre as equipes, além da compatibilidade entre o que é solicitado e o que será entregue, dando atenção para que não haja duplicidade de trabalho dentro da equipe. Para os funcionários em trânsito, é necessário proporcionar um ambiente, no qual se sintam envolvidos no cotidiano da empresa e que possam interagir não só com as suas atividades, mas também com as atividades realizadas pela empresa como um todo.

Para obter sucesso nestes casos, a adoção de novas tecnologias é fundamental para suportar a comunicação e a gestão de conteúdo e de conhecimento. Atualmente, temos diversos softwares de gestão e colaboração, que permitem a interação em tempo real entre os colaboradores.  Antes de decidir por uma ferramenta, é preciso se certificar de que a solução analisada irá proporcionar  uma boa experiência ao usuário, com alto grau de adesão e recorrência de acesso. Para isso, é importante que seja alto o nível de interação desses sistemas com o usuário. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é: o acesso a esses softwares deve ser via web e ter aplicativos para smartphones e tablets.

Para dar mais agilidade e velocidade às operações da empresa, em situações como essas acima descritas, a ferramenta precisa trabalhar com implantação instantânea, upgrade de versão sem traumas, baixo custo, fácil integração, acesso de qualquer lugar, fácil usabilidade e adoção voluntária.

Diante desses critérios, as redes sociais corporativas são boas soluções. Elas se consolidaram no âmbito pessoal e agora as empresas estão trazendo estas funcionalidades para o ambiente corporativo, com maior controle e segurança. Por meio delas, quem está em home office consegue postar atualizações de seu trabalho. As unidades de negócio separadas identificam os especialistas da empresa que atuam em outras cidades. E os funcionários em trânsito conseguem acessar grupos específicos de trabalho e conteúdos importantes.

[Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Radamés Martini (@RadaMartini) é diretor executivo da SocialBase, empresa de base tecnológica totalmente focada no desenvolvimento da rede social corporativa que leva o mesmo nome da empresa. Mais informações em: @socialbasebr, no blog blog.socialbase.com.br e no facebook.com/socialbase.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *