Como ganhar reputação (mas prepare-se para mudar)

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Você quer obter reputação? Então prepare-se para mudar. Se você já se acostumou com o que faz e não quer sair da sua zona de conforto, então aceite a reputação que você já tem. Se você quer ser reconhecido como uma pessoa de sucesso, um profissional de destaque na sua área ou alguém especial dentro do seu entorno, tenha certeza: necessariamente você terá que fazer algo para merecer o respectivo mérito.

Você acredita ser especial? Pois saiba, querer ser reconhecido não tem nada de especial, todos querem. Mesmo assim isso não é motivo para desistir, basta esclarecer alguns conceitos que o mundo vai nos inserindo no subconsciente e que nos fazem querer obter resultados de forma fácil e rápida, ou o que é pior… a qualquer preço.

Querer reputação a qualquer preço é uma excelente forma de tornar-se rapidamente uma pessoa ansiosa, amargurada e rancorosa. Existem coisas que dependem de nós e coisas que não dependem de nós. Sempre que colocamos nossa meta final em algo que não depende diretamente dos nossos esforços estamos assinando um contrato com a infelicidade e a insatisfação. Mas então, por que escrever um artigo que leva como título “Como ganhar reputação”, já que ela, mais do que qualquer outra coisa, depende quase que exclusivamente do que os outros pensam e falam acerca de você?

A resposta é simples. Porque há diversos elementos que podemos aplicar para obter reputação e que dependem exclusivamente de nós. O problema é que devido ao afã de querer tudo para ontem e a baixo preço, é justamente desses conhecimentos que esquecemos, quando na realidade, deveriam ser os primeiros a serem lembrados, já que são exatamente os que nós podemos controlar.

1. Pense, fale e aja da mesma maneira

Uma reputação construída em cima de bases falsas irá se desmantelar mais cedo ou mais tarde. Todas as pessoas percebem com o passar do tempo quem são aqueles que acreditam no que falam, e ainda mais, fazem o que falaram. Uma conduta extremamente ética e moral é fonte inesgotável de admiração por parte de qualquer grupo de pessoas. Além do mais, inevitavelmente você passará a ser rodeado das pessoas que você gosta e daquelas que realmente gostam de você.

2. Tenha objetivos claros e paciência

Nada que é sólido e duradouro se constrói da noite para o dia. As mudanças necessárias para a obtenção da tão almejada reputação no início não serão fáceis de serem aplicadas, portanto, não desista frente às suas próprias atitudes quando elas não refletirem aquilo que você desejaria ser.

Não perca de vista o seu objetivo inicial e simplesmente não pare de trabalhar; às vezes é bom esquecer momentaneamente dos resultados. Levará algum tempo até que as pessoas notem quem você se tornou, mas este dia chegará de forma natural, se o seu desempenho houver sido real.

3. Seja constante e responsável

As pessoas precisam saber que SEMPRE podem contar com você. Quando alguém entrega a você um trabalho a ser feito, essa pessoa espera que, como mínimo, você se dedique a ele e não a prejudique. Se é um tipo de trabalho que tem informações confidenciais, tome o dobro de cuidado com o material. Se é uma reunião importante, chegue adiantado. Se é um projeto com cronogramas, cumpra os prazos ou vá informando constantemente dos acontecimentos e das mudanças ocorridas. Nunca leve surpresas desagradáveis de última hora, pelo menos não de fatos que dependam de você.

4. Não falhe nos momentos críticos

Há certos momentos na vida em que as pessoas passam por dificuldades e momentos que marcarão a sua vida para sempre. Pode ser um problema financeiro, a morte de algum familiar, uma desilusão amorosa ou ser mandado embora do emprego. O fato é que a pessoa que está passando por essa situação nunca se esquecerá de quem a ajudou nesse momento.

Esteja atento e não deixe essas oportunidades passarem. Você certamente fará a diferença na vida daquela pessoa e nunca sairá da memória dela. Pense em um momento em que você se sentiu fraco e como seria bom que alguém estivesse lá para apoiar. Seja você esse alguém.

5. Não fale, faça

Não gaste preciosos minutos do seu dia falando para o seu chefe ou para a sua esposa o que você vai fazer e no que você vai mudar. Falar o que você ainda vai fazer é um ato de extrema coragem ou tolice, na maioria das vezes… tolice. Falar em demasia dos planos feitos é uma maneira de querer se mostrar sem haver ainda obtido os méritos necessários, e ainda por cima, arriscar perder a reputação que já tinha-se conquistado, caso alguma coisa dê errado no caminho (o que não é raro de acontecer).

Se você quer falar a alguém que conseguiu realizar tal proeza, preocupe-se em realizá-la primeiro e depois nem mesmo será necessário falar o que fez. As pessoas são inteligentes, elas observam os resultados.

6. Não critique, ensine

A crítica por natureza é sempre destrutiva. Existe um mito criado em torno da “crítica construtiva”. Quando se fala de alguém sem que esta pessoa esteja presente, não há forma de “construir” nada, e sim, apenas denegrir a imagem da pessoa que está sendo criticada e da sua, por estar criticando.

Se você tem o grau de intimidade suficiente com alguém e esta pessoa errou, não perca muito tempo falando de todas as coisas que estão erradas, pois na maioria das vezes as pessoas já sabem disso; melhor será se você trouxer um ensinamento que já tenha vivenciado e que sabe, por experiência própria, que será muito útil para aquela pessoa consertar aqueles erros cometidos.

7. Não traga problemas, traga soluções

Se você quer se destacar da maioria esta é uma regra de ouro. Todos os dias milhões de problemas são gerados e uma quantidade considerável deles alcança cada um de nós. Sempre que você leva algum problema a alguém, com certeza, é MAIS UM problema que esta pessoa terá que resolver.

É fato, você estará sendo mais um gerador de problemas dentre os milhões existentes. No entanto, dentro dessa massa amorfa de problemas, há poucas pessoas que adquirem a capacidade de resolvê-los. Desenvolvem um elevado grau de iniciativa e inteligência e passam a se tornar referência para os demais. Rapidamente as pessoas que estão no seu entorno passam a procurá-los para obter ajuda e orientação. Sempre que você leva uma SOLUÇÃO ao seu chefe ou a quem quer que seja, você ganha pontos incontáveis de reputação na conta dessa pessoa.

8. Gaste tempo e energia

Entenda o que significa CONSTRUIR uma reputação. Tudo para ser construído demanda uma quantidade de tempo e energia suficientes. Quanto maior a casa, maior o investimento de tempo e energia serão necessários. Se for um prédio, nem se fale. Após descobrir por quais motivos você gostaria de ser lembrado, dedique-se inteiramente em busca desses motores que farão com que o seu nome seja associado à responsabilidade, companheirismo, bondade, justiça, criatividade, impecabilidade, confiança ou qualquer outro elemento que você tenha definido. Uma reputação de altíssimo nível leva uma vida inteira para ser construída.

9. Construa a sua imagem

Para ter a sua reputação você deve merecê-la, mas também PARECER MERECÊ-LA. Se você quer que as pessoas invistam dinheiro na sua empresa, mas se veste como um malandro, sinto muito… não é culpa das pessoas, é culpa da sua imagem. Não é uma questão de preconceito, é uma questão de generosidade, humildade e cortesia.

Quando conhecemos alguém e temos aquele primeiro contato, não temos como saber quem essa pessoa é em seu interior e quais são os seus valores. O melhor que podemos fazer é analisar a sua imagem e com o tempo, analisar as suas atitudes. Fazer com que a nossa imagem transmita quem nós realmente somos é um gesto de cortesia para com os novos conhecidos, pois lhes facilitamos o entendimento de quem somos; além de ser um ato de inteligência, pois há diversos estudos que mostram que a primeira imagem que formamos de alguém fica na nossa mente durante aproximadamente dez anos.

10. Não se importe com o que pensam e falam de você

Por último, saiba que em última instância, o que alguém pensa ou fala de você não depende de você. O importante é você fazer o que te compete, até que uma sensação de leveza te invada, pois você tem a plena consciência de quem você é e das atitudes que você tem tomado.

Se alguém falar o contrário, não poderá te ofender, pois você sabe o quão errada essa pessoa está. E não se preocupe, irão falar mal de você. Não houve um só ser humano na Terra que não tenha sido em algum momento criticado ou caluniado. Até mesmo os melhores, os mais santos, vez por outra foram parar na cruz ou na fogueira. E nós não somos tão santos assim, não é? [Webinsider]

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Piatã Müller (piata@thprime.com.br) é filósofo à maneira clássica, poeta pequeno empresário, redator, praticante de artes marciais e amante dos esportes. Mantém o blog de poesia Piatã Müller.

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4 respostas

  1. Muito bom o seu artigo. Vou distribui-lo a muitos parentes e amigos, principalmente aos jovens que começam a sua carreira.

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