Google Analytics: aprenda a criar perfis e monitorar seus sites

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A criação de perfis dentro do Google Analytics permite que você visualize relatórios de tráfego para sites específicos, subdomínios, áreas específicas de um site ou até mesmo tipos específicos de tráfego (por exemplo, do Google AdWords ou referências). Cada perfil que você cria representa uma visualização distinta de dados referente a uma única propriedade da web. Por exemplo, se você tiver dois perfis não filtrados para a mesma propriedade da web, terá duas visualizações idênticas não filtradas de dados para a mesma propriedade da web.

Quando você adiciona uma página, o Google Analytics cria um perfil padrão não filtrado. Para que você sempre tenha acesso a todos os dados de uma propriedade da web. Para ter visualizações adicionais não filtradas de dados para essa propriedade da web, você pode criar perfis adicionais.

Ao criar um perfil, você poderá ver os dados para esse perfil a partir da data de criação. Poderá levar até 24 horas para que os primeiros dados fiquem visíveis nos relatórios.

Para poder fazer a criação de um perfil, é necessário ser administrador da conta.

Para criar um perfil

1. Clique na guia Administrador na parte superior direita de qualquer página do Google Analytics.

Google Analytics – Administrador

2. Clique na conta com a propriedade à qual você deseja adicionar um perfil.

Google Analytics – Administração da conta

3. Clique na propriedade à qual você deseja adicionar um perfil.

Google Analytics – Propriedades de conta

4. Clique em + Novo perfil e configure as seguintes opções:

Google Analytics – Adicionar perfil

  • Nome do perfil. Nome que aparece na lista de perfis para a propriedade da web.
  • País ou território do fuso horário. País ou território que inclui o fuso horário que você deseja usar para os relatórios.
  • Fuso horário. Fuso horário específico no país ou território que você definiu.

Se sua conta do Google Analytics estiver vinculada a uma conta do Google AdWords, o fuso horário será configurado automaticamente para a preferência nesse e você não verá essa opção. Isso garante relatórios precisos em suas campanhas do Google AdWords.

A alteração do fuso horário afetará apenas os dados posteriores. Ela não será aplicada de forma retroativa. Você poderá notar um período sem atividades ou com pico de atividades nos dados de relatório correspondentes ao momento da atualização de suas configurações de fuso horário. Isso é causado por uma alteração que adianta ou atrasa o horário, respectivamente. Além disso, os dados de relatório poderão considerar o fuso horário antigo por um curto período depois que você atualizar as configurações, até que os servidores tenham processado a alteração.

5. Clique em Criar perfil.

Google Analytics – Criar novo perfil

6. Na combo “Perfil” selecione o perfil criado e clique na aba “Configurações do Perfil”.

Preencha as informações conforme solicitado e preencha o campo “URL do website” com a URL que você quer acompanhar. Neste exemplo vamos utilizar o subdomínio para o blog da OxiDigitalblog.oxidigital.com.br.

Google Analytics – Configurações do perfil

Se você criar um novo perfil em uma conta vinculada ao Google AdWords, os dados de custo associados a essa conta serão aplicados ao perfil. Você poderá remover os dados de custo a qualquer momento editando as configurações do perfil.

Depois de criar um perfil, você poderá editar configurações adicionais que afetam os dados disponíveis nos relatórios.

Como criar perfis adicionais

A criação de perfis adicionais pode ser útil em diversas situações. Por exemplo, você pode testar alterações nas configurações de sua conta (como filtros ou etapas de uma meta) sem afetar os dados de seu perfil principal.

Quando você adicionar um perfil a um domínio existente, o código de acompanhamento do novo perfil será idêntico ao do perfil original criado e os dados serão importados simultaneamente para ambos os perfis. Você não precisará alterar o código de acompanhamento em seu site e os filtros que forem aplicados somente ao segundo perfil não afetarão os dados do primeiro. [Webinsider]

 

Ricardo Frederico S. da Silva (@ricardofrdrc) Sócio-Diretor da OxiDigital, agência de comunicação digital e desenvolvimento de software. Co-fundador do TragaSeuShow.com.br. Instrutor de Marketing Digital na TargetTrust.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Boa noite Luciano,

    O máximo que utilizei foram 11 perfis em uma mesma conta. Nunca encontrei nenhuma limitação sobre a quantidade de perfis, acredito que seja ilimitado ou que pelo menos não seja um número muito baixo.

    Você está com algum problema relacionado a isso?

    Abraço!

  2. O título é da matéria é este mesmo?
    Google Analytics: aprenda a criar perfis e (monitar) seus sites
    Não seria MONITORAR ou é MONITAR mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *