Aprenda a mudar o seu ponto de vista sem perder as convicções

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

No mundo dos negócios, das carreiras profissionais e da alta competitividade, é importante saber ser fiel à sua maneira de pensar. Ao mesmo tempo, a capacidade de evoluir constantemente na maneira de ver o mundo e o trabalho é também muito importante.

Pessoas com formatos de pensamento padrão não têm grandes chances de se destacarem em um meio de alta competitividade. Em postos chave, uma empresa não quer alguém que pense da mesma maneira que a maioria das pessoas, pois isso não agrega nenhum benefício ao seu negócio.

Não comece a empreender sozinho não se não estiver disposto a mudar constantemente sua maneira de pensar, pois muitas situações inesperadas irão acontecer até que você obtenha o sucesso desejado.

Qualquer projeto obtém benefícios quando chega uma nova pessoa com uma maneira muito própria de ver o mundo, principalmente se ela também tiver a capacidade de entender os outros pontos de vista que a rodeiam.

Mudar o seu ponto de vista não significa perder as convicções

As convicções que os grandes líderes adquirem durante a vida são os rumos que eles adotam para construir a sua história, e por muitas vezes nunca se alteram. A convicção é fruto de vivências muito intensas e concretas, é uma crença que não vacila em hipótese alguma. Não existe circunstância capaz de abalar uma convicção bem assentada dentro de nós mesmos. Então cabe a pergunta: você tem reais convicções?

Com um pouco de análise perceberá que se as tiver, não serão muitas. Quantas afirmações você seria capaz de fazer sem a menor dúvida e enfrentando qualquer tipo de argumento?

A boa notícia é que uma convicção basta para nos sustentar nos momentos confusos e de grande dificuldade. Foi isso o que a grande maioria das pessoas bem-sucedidas fizeram: acreditaram em uma ideia e, se necessário, abriram mão de tudo, menos de suas convicções.

Então, obviamente, não queremos incentivá-lo a ficar alternando as suas convicções frequentemente… a proposta deste artigo é mostrar que podemos obter grandes benefícios aprendendo a mudar o nosso ponto de vista. E entre convicções e pontos de vista há uma diferença enorme.

Duas pessoas não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo, pelo menos não fisicamente. Isso significa que em termos de espaço-tempo dentro da nossa vida, é impossível termos exatamente o mesmo ponto de vista – pode ser que seja muito semelhante, mas nunca será igual. Portanto, pense bem, se de todas as pessoas existentes na sua empresa ninguém tem precisamente o mesmo ponto de vista, porque justamente o seu será o melhor?

Não é uma questão de certo ou errado, melhor ou pior, é uma questão do que funciona ou não funciona. Qualquer gerente, chefe ou empresário de bom nível sabe que é muito melhor ter pessoas que pensem de maneiras diferentes na sua equipe, pois assim terá diferentes tipos de soluções para diferentes tipos de problemas e poderá escolher a mais adequada para cada situação.

Contudo, observe bem, o ponto chave que une a todos é a capacidade que o líder tem de observar, entender e compreender todos os pontos de vista presentes ao mesmo tempo, para aí sim escolher o mais adequado.

O poder da empatia

Empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar de outra pessoa. Ou seja, de mudarmos o nosso ponto de vista. Quando realmente fazemos isso, todas as críticas desaparecem e naturalmente surge a compreensão. Todos os seres humanos em algum momento da sua vida se sentem incompreendidos, mas poucos deles se ocupam em compreender os demais.

O poder da empatia em um ambiente de trabalho é extraordinário, pois reduz em 90% os atritos desnecessários. Há brigas que devemos travar, para defender o nosso ponto de vista ou o ponto de vista da empresa, mas geralmente, não são essas as que desgastam o ambiente de trabalho. A empatia nos dá a chance de nos ocuparmos com o que realmente interessa, parando de perder tempo e energia com críticas e insatisfação.

Aquele profissional que tiver a capacidade de, mantendo as suas convicções, reunir em si todos os pontos de vista, principalmente das mentes especializadas naquele determinado tipo de assunto e das pessoas notoriamente mais experientes, rapidamente ganhará um poder de decisão tremendo, pois em um golpe de mágica obterá quase todas as informações necessárias para saber qual rumo tomar.

Não importa em qual área você atua, sempre a capacidade de chegar a pontos de vista diferenciados poderá fará com que você se destaque e obtenha mais poder de realização. [Webinsider]

…………………………

Leia também:
A outra metade da pizza revela o padrão de nossas escolhas
Como ganhar reputação mas prepare-se para mudar

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Piatã Müller (piata@thprime.com.br) é filósofo à maneira clássica, poeta pequeno empresário, redator, praticante de artes marciais e amante dos esportes. Mantém o blog de poesia Piatã Müller.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *