Superando limites e desvantagens do comércio eletrônico

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Reconhecer as limitações das vendas online (e não apenas as vantagens) ajuda as equipes que cuidam de sites de e-commerce a alcançar melhorias que as amenizem. Vamos ver algumas.

Falta de um toque pessoal

O relacionamento humano é extremamente fundamental para a maioria das pessoas. O resultado das compras em lojas virtuais é um processo unilateral, onde os clientes estão praticamente sozinhos e não interagem fisicamente com ninguém, no máximo digitalmente.

Uma vez que diferentes pessoas cantam músicas diferente, a falta de toque pessoal em transações online é uma desvantagem.

Espera para receber a mercadoria

A grande maioria dos sites de comércio eletrônico oferece muito tempo para entregar os bens em suas mãos, na melhor das condições é o “amanhã”. Por exemplo, se você quiser comprar uma caneta para escrever algo agora, com certeza não poderemos comprá-la online, da mesma forma um doce que você quer comer agora, um livro para ler à noite.

Existem as exceções, que são os produtos digitais (e-books, games, músicas); neste caso a experiência é completa e perfeita.

Muitos bens não podem ser comprados online

Apesar de muitos itens estarem disponíveis para compra, ainda existem bens que não podem ser comprados online. A maioria deles está nas categorias “perecíveis” ou “frete desproporcional”.

Pense nisso, você não pode pedir um picolé. Ou ainda um item cujo valor seja muito ínfimo em relação ao frete para transportá-lo até você, o que inviabiliza a transação online.

Não permitir experimentar o produto antes da compra

Você não pode tocar o tecido da roupa que você quer comprar. Você não pode verificar o quanto o sapato se ajusta aos seus pés. Você não pode “testar” o perfume que você deseja comprar. Comércio eletrônico não permite isso.

Qualquer um pode criar um site de comércio eletrônico

Vivemos em uma época em que os prestadores de plataformas de loja virtuais conferem a capacidade de criar uma loja dentro de minutos. É possível criar uma loja básica em menos de 10 minutos. Porém, se é possível criar uma loja, como saberemos que a loja que estamos comprando é genuína?

As baixas barreiras para entrada nos negócios virtuais podem ser uma grande atração para os aspirantes empreendedores. Entretanto, para o comprador, a confiabilidade pode ser um problema. Isso pode levar os clientes a restringir suas compras online para sites de comércio eletrônico famosos.

Conclusão

Embora possamos ser entusiastas sobre o comércio eletrônico, é preciso reconhecer que há desvantagens também. Só quando aceitamos nossas limitações vamos trabalhar para superá-los. [Webinsider]

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Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

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Uma resposta

  1. A respeito do comentário sobre identificação da autenticidade de uma loja, uma forma de separar o joio do trigo, é o weblojista instalar certificados de segurança SSL. Hoje, é indispensável o uso de um certificado SSL em um website, seja para proteger dados sigilosos em uma compra ou para proteger acesso a banco de dados críticos e importantes. Além disso, um dos grandes diferenciais de um site com certificado SSL e um que não tem, é a prova de autenticidade.
    Indo além, os certificados SSL do tipo EV somente são emitidos depois de provas cabais e documentais de que a loja em questão existe e tem rastreabilidade física. Fica a dica.

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