Amplifique o poder do curtir

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Um dado muito interessante que parece bobagem mas devemos respeitar ao máximo: quase 70% das pessoas gostam quando outras pessoas curtem seus posts.

Agora imagina quando a marca que esse consumidor segue, gosta, é fã ou consumidor curtir um post seu. Qual o ganho no relacionamento? Enorme! As pessoas gostam quando recebem atenção. Marcas, façam isso!

O motivo desse artigo vai muito ao encontro desse primeiro parágrafo. Minha grande amiga Bianca Toniol, analista de mídias sociais de um importante e-commerce no Brasil, indicou um estudo com números sobre o quanto as “curtidas” influenciam compras. Foi feito nos EUA, mas que pode ser uma tendência para o Brasil. Veja gráfico abaixo.

Eu, particularmente, acho que curtir um post não é engajamento; acho que engajamento vai além, mas para alguns pode ser considerado. Ok, não deixa de ser uma exposição de sentimento de uma pessoa sobre uma marca ou produto.

A pesquisa mostrou que “apenas” 75% das pessoas que compram regularmente no online clicam em links de produtos que seus amigos postaram ou também clicaram, e “apenas” 50% desses consumidores online compraram o que seus amigos indicaram.

Na faculdade meu professor, isso em 2000, nos disse que iríamos estudar quatro anos para saber que a propaganda que realmente funciona é a boca-a-boca. Imagina se o professor Luis Barco conhecesse Facebook, Twitter, Orkut, Sonico entre outros.

Cerca de 81% das pessoas compartilham os produtos que consomem nas redes sociais, olhe agora na sua timeline do Facebook e veja quantas marcas ou produtos estão circulando por lá.

Segundo Darby Williams, vice-presidente de marketing da Sociable Labs, empresa que fez a pesquisa, “os varejistas podem incentivar esse tipo de compartilhamento de informações dos produtos adquiridos em seu site, elevando a significância desses comentários, direcionando as visitas de referência e aumentando as chances de conversão de visitas em compras. O compartilhamento social pode ser uma das melhores ferramentas para qualquer varejista online”, afirmou.

Em resumo ao que Williams disse, é preciso incentivar as pessoas a falar nas redes das marcas. Tenho acompanhado de perto as marcas de mais sucesso nas redes e visto que a conversa não existe, assim como analisando algo que parece óbvio, mas é importante: as marcas que falam só delas têm poucos likes ou comentários. E piadas, mesmo que nada a ver com a marca, são melhores aceitas. Isso é meio claro, o brasileiro gosta de rir! Para chorar, a gente lê o caderno de política.

Está na hora de abrirmos os olhos para o conceito social, para o relacionamento. Ninguém se relaciona com quem não conversa. Marcas, vamos pensar nisso!

[Webinsider]

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Felipe Morais é diretor da FM Consultoria em Planejamento. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão de Ecommerce da Impacta. Autor do livro Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva).

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