O consumidor brasileiro e a sua interação online

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Um estudo divulgado pela ExactTarget (NYSE:ET), empresa global especializada  em soluções de marketing interativo, aponta: dois terços dos consumidores brasileiros online realizaram uma compra após receberem uma mensagem de e-mail marketing.

Esses dados fazem parte do relatório de pesquisa Digital Carnival, que faz parte da série de estudos de Subscribers Fans and Followers que analisou mais de 1.400 brasileiros para avaliar o comportamento e suas interações com e-mail, Twitter e Facebook.

Ainda que apenas 42% da população possua acesso à internet no país, os estudos mostram um forte crescimento da utilização desses canais interativos:

E-mail

  • 91% dos consumidores brasileiros online são cadastrados para receber pelo menos de um e-mail marketing;
  • 68% realizaram uma compra a partir de uma mensagem recebida via e-mail marketing;
  • 53% dos brasileiros estão mais propensos a comprar de uma empresa depois de se cadastrarem para receber o seu  e-mail marketing.

Facebook

  • 77% dos brasileiros que possuem conta no Facebook interagem com alguma marca na rede;
  • 42% dos consumidores do país (idades entre 25-44) já realizaram uma compra após receberem uma mensagem de marketing na rede social;
  • 41% dos brasileiros utilizam a rede com propósitos profissionais;

Twitter

  • 26% dos brasileiros no Twitter interagem com alguma marca na rede social;
  • 58% dos usuários sempre leem os posts de suas empresas preferidas;
  • 53% dos consumidores do país estão mais propensos a recomendarem uma marca a um amigo após segui-la no Twitter.

“A adoção das mídias sociais por parte dos consumidores brasileiros é, sem dúvida, uma das maiores que já vimos”, afirma Tim Kopp, diretor de marketing da ExactTarget global. “Considerando um alto engajamento nas redes sociais e mensagens de e-mail originando um grande volume de compras, os profissionais de marketing brasileiros têm à disposição infinitas possibilidades para criar reais experiências de marketing interativo, proporcionando um conteúdo relevante aos consumidores através de e-mail, Twitter e Facebook.”

Para fazer o download na íntegra da pesquisa Digital Carnival, clique aqui.

A série de estudos Subscribers Fans and Followers também examinou com exclusividade as preferências e motivações dos consumidores online dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália e suas interações com as marcas por e-mail, Facebook e Twitter. Comparando com o comportamento do consumidor do Brasil com o desses países, identificou-se:

  • 42% dos consumidores têm acesso à internet no Brasil, enquanto nos Estados Unidos esse número representa 83%, no Reino Unido 82% e na Austrália 79%;
  • Para 46% dos consumidores brasileiros, checar o e-mail é a primeira coisa que fazem ao ligarem seus computadores pela manhã, comparados a 58% dos norte-americanos;
  • 53% dos brasileiros estão mais propensos a comprar de uma empresa depois de se cadastrarem para receber seus e-mails marketing, enquanto no Reino Unido esse total é de apenas 21%;
  • 89% dos usuários brasileiros ativos no Facebook “curtiram” uma marca, comparados a 55% dos consumidores na Austrália.

[Webinsider]

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Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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