As métricas são vitais para o planejamento do e-mail marketing

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A análise de resultados das campanhas de e-mail marketing, quando bem feita, abre inúmeras possibilidades de se extrair o máximo de retorno de uma nova campanha de relacionamento direto.

Além da elaboração de uma campanha dentro das boas práticas de e-mail marketing, mensurar os resultados faz com que pontos importantes possam ser referências para os próximos envios. Para auxiliar nesse processo de análise das campanhas, a Experian Marketing Services traz algumas dicas para utilizar essas técnicas dentro da campanha de e-mail marketing.

Taxas de abertura. É a métrica mais trivial. Ela é responsável por indicar a quantidade de usuários que abriram uma mensagem. Basicamente, a taxa de abertura será definida pelo conteúdo que a mensagem propõe e pela lista de contatos segmentada conforme o interesse do público. Para que esse índice seja sempre satisfatório, é importante separar a lista de contatos que não visualizaram a mensagem e praticar um novo envio. Desenvolver assuntos e conteúdos relevantes, testando opções até encontrar a que desperte mais interesse do público-alvo, é a melhor forma de aumentar a taxa de acerto.

Número de cliques. Antes de qualquer coisa, é necessário apostar em links, de preferência com texto de outra cor, para chamar bastante a atenção dos usuários. Por conta do crescente número de vírus que se propagam muito rapidamente, a maioria dos usuários tem medo de clicar em qualquer e-mail. Por isso, quanto mais segura a pessoa se sentir, mais e-mails ela abrirá. Uma dica que pode mudar o resultado da campanha é variar a forma de abordagem ao convidar o contato a clicar em um link, pois o próprio público direcionará a forma de criá-las.

Indicador de cliques. Permite que o remetente da mensagem conheça quem clicou em cada link e torna a comunicação muito mais segmentada, uma vez que ele consegue direcionar novas mensagens baseado nos interesses dos cliques. Utilizar essa ferramenta após cada envio segmenta cada vez mais as ações.

“Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui”. Entender profundamente o que essa frase significa é uma forma indireta de compreender o que os destinatários estão querendo dizer. Pode ser que as mensagens disparadas estejam sendo muito repetitivas ou que o conteúdo esteja muito abrangente e sem foco. Analisar o retorno da ferramenta de e-mail marketing que oferece o motivo pelo qual o usuário cancelou o clique é importante para entender por que ele está deixando de receber o material e, então, redirecionar o conteúdo com mais chances de acerto.

Análise dos índices de segmentação. Analisar a base de contatos de forma segmentada, considerando idade, sexo, região e interesses, auxilia muito no ajuste de campanhas conforme a necessidade da base de contatos.

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Fonte: Experian Virtual Target, serviço que disponibiliza soluções de e-mail marketing que entregam diferenciação, inteligência da informação, mensuração, capacidade de interação e automatização de processos para diversos segmentos de empresas. Para mais informações, acesse: www.virtualtarget.com.br.

[Webinsider]

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Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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