Não deixe sua loja escorregar nestas falhas comuns

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A competição é acirrada no mercado online, logo é crucial ter uma loja virtual poderosa e funcional. Uma maneira de facilitar as vendas é evitar erros comuns em conteúdo, funcionalidade e layout.

Mensagens confusas

Usuários de internet estão constantemente à procura de informações. Se o usuário não encontrar uma mensagem clara sobre o que a loja trata, irá partir imediatamente para outro lugar à procura da informação. Portanto, é importante delinear claramente as suas mensagens de uma forma ordenada e eficaz, a fim de manter seus visitantes envolvidos.

Conteúdos poucos relevantes

O conteúdo é muito importante para o sucesso de uma loja virtual. Ao oferecer conteúdo novo e relevante, automaticamente a loja irá atrair e reter os visitantes, o que resultará em maior sucesso. O conteúdo deve ser capaz de responder às perguntas do público alvo. No entanto, é importante evitar sobrecarga de conteúdo na loja, porque informação irrelevante pode jogar contra.

Navegação complexa

O layout de um comércio eletrônico deve ser simples e claro para os usuários. Isso se aplica especialmente à página inicial, que na maioria das vezes é a porta de entrada dos visitantes. Esta página deve dar ao visitante uma orientação clara de onde encontrar as informações que precisa.

Compatibilidade de navegador

Há muitos navegadores disponíveis – Internet Explorer, Safari, Firefox, Opera e Chrome entre os principais. Como os visitantes não usam todos o mesmo navegador, é importante que a loja virtual seja compatível com todos eles para evitar perda de audiência. Devemos procurar utilizar as diretrizes do W3C, normatização que em tese garante que o código HTML seja processado em múltiplas plataformas.

Cor da fonte

A cor influencia o valor estético. Uma boa palheta de cores vai atrair visitantes e criar neles um interesse para saber mais sobre o site. Os tipos de cores a serem usados irão promover a usabilidade ou não. Evite muitas cores brilhantes, que facilmente cansam os olhos dos seus visitantes. Os designers devem ter uma boa noção do uso da cor para promover a usabilidade do seu site e valor.

Propaganda em demasia

É melhor restringir os anúncios para uma determinada seção e não tê-los misturado com o conteúdo, uma vez que irá criar um efeito difusor para os visitantes. A maioria dos usuários não gosta de pop-ups e interrupções de anúncios durante a navegação.

Pesquisa que não está disponível

Sempre forneça uma função de busca na loja virtual, isso permitirá que os usuários acessem facilmente a informação que estão procurando. E, mais importante ainda, é que a função de busca realmente ofereça resultados relevantes e tenha um mínimo de inteligência para auxiliar os usuários nas buscas falhas. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *