Opt-down pode ajudar a recuperar os usuários do opt-out

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Conceito novo no mundo do e-mail marketing, o opt-down é um procedimento que oferece possibilidades para recuperar usuários que estão prestes a optar pelo tão temido opt-out, o descadastro. O opt-down leva o usuário a uma página com inúmeros recursos para que ele possa fazer a melhor escolha, de acordo com suas necessidades, auxiliando o remetente a não perder um cliente em potencial. Ou seja, você permite ao cliente escolher como e quando ele prefere receber suas mensagens eletrônicas.

Quando o assinante tem autonomia para realizar escolhas, elas se refletem diretamente na reputação da empresa que envia o material, pois os resultados das preferências ajudam a companhia a refinar as estratégias de segmentação. Mensagens mais relevantes e com a frequência desejada propiciam maior entregabilidade, entram em consonância com as boas práticas e tornam a comunicação mais sólida.

Confira abaixo algumas dicas para auxiliar uma campanha de opt-down:

Ouça. Faça uma pesquisa com os assinantes para entender exatamente o que eles querem. Crie uma página de opt-out com algumas perguntas para identificar opções para melhorar o seu programa de e-mail. Você vai ficar surpreso com o que pode aprender com as experiências deles.

Mantenha contato direto. Deixe as opções de preferência sempre à vista nos e-mails, para que o usuário veja mais facilmente que pode, a qualquer momento, mudar suas preferências pessoais de recebimento. Forneça uma seleção de opções para o usuário, como receber e-mails uma vez por mês, em vez de semanalmente, ou a opção de receber apenas conteúdos sobre um determinado tema. Essa “conversa” mais frequente com o usuário oferece liberdade e diminui muito o risco de um cancelamento direto.

Utilize as informações a seu favor. recolher as informações e não fazer nada com elas é um trabalho perdido. Para constantemente manter a comunicação de qualidade e sem cancelamentos, absorva exatamente o que as pesquisas com os usuários estão lhe dizendo e programe novas ações com base nessas respostas.

****

Fonte: Experian Virtual Target, serviço que disponibiliza soluções de e-mail marketing que entregam diferenciação, inteligência da informação, mensuração, capacidade de interação e automatização de processos para diversos segmentos de empresas. Para mais informações, acesse: www.virtualtarget.com.br.

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *