Um pequeno guia para implantar GED na sua empresa

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Com aumento da inserção da tecnologia da informação nas práticas cotidianas de diferentes empresas, a gestão eletrônica de documentos (GED) se destaca – apesar de que a quantidade de informações sobre o assunto tenha criado mais dúvidas que soluções.

A definição do que é GED é simples: basicamente armazenar papel em forma digital. Mas, ao analisar o processo, é possível ver que a implantação de um GED não é tão fácil. O primeiro passo para o sucesso é a conversão de documentos nascidos em papel para o mundo digital. Para atender a demanda de uma empresa média, por exemplo, devemos considerar milhares ou milhões de páginas de documentos arquivados e que, muitos deles, precisam ser consultados antes de serem enviados para um birô de digitalização. Torna-se necessário, então, fazer um planejamento de envio dos documentos para uma empresa especializada em digitalização, caso a própria firma não tenha condições de assumir o processo, considerando a necessidade de um bom espaço, scanner de alta performance, mão de obra qualificada e, mais espaço.

Antes da digitalização de cada documento que chega ao birô é necessário também tratá-los e limpá-los, para que sejam encaminhados à um scanner de última geração, que digitalizem milhares de documentos por hora, para que seja dado início ao processo de remontagem dos mesmos, para que fiquem na mesma forma e ordem que foram entregues. Paralelo à fase de digitalização, cabe a preocupação de como os novos documentos que entrarem na empresa daí para frente serão digitalizados.

Terminada a primeira etapa do GED, com a digitalização dos arquivos, é dado início à indexação e recuperação de documentos, que facilite a busca dos documentos em meio a tantos arquivos. É um momento delicado, quando projetos param ou, até mesmo, morrem. Esta parte exige um planejamento gigantesco e um bom software de gestão de informação para que documentos estejam disponíveis para os usuários quando estes precisarem.
É preciso definir quais são os indexadores que permitirão a busca dos documentos e qual será o software de gerenciamento. Dessa forma, o usuário terá acesso aos documentos direto da mesa dele, com tempos de busca inferiores a cinco segundos. No mundo ideal, este software estaria integrado com seu software de gestão.

Feita a digitalização, a indexação, o armazenamento e a busca, ainda restam algumas surpresinhas neste processo.  Aonde armazenar todo o conteúdo? O software de GED é simplesmente um gerente, os documentos estarão armazenados em um storage, servidor, banco de dados ou CD/DVD que precisarão de investimento. Com o armazenamento digitalizado dos documentos eles estão sujeitos a todo tipo de problema porque os servidores queimam, são roubados, pegam vírus, entre outros. Como toda a sua vida estará em meio digital, você terá que se preocupar com a continuidade do negócio, fazendo backup e tendo redundâncias e mais redundâncias.

Concluindo, o GED é um dos maiores benefícios em termo de TI no mercado atualmente. Ele facilita o trabalho, agiliza processos, diminui custos (armazenar papel em metro quadrado de aluguel é caro).  Porém, entrar neste processo sem o devido cuidado e planejamento pode ter consequências desastrosas. Se você ou sua empresa tem intenção de implantar um projeto de gerenciamento eletrônico de documentos, cerque-se de profissionais qualificados, pesquise, planeje e invista para evitar que seu projeto termine no efeito “Titanic”. [Webinsider]

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Marco Flavio G. Neves é diretor da TWTInfo, empresa especializada em administração de TI.

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8 respostas

  1. Olá,planejo montar uma empresa de digitalização em minha cidade e gostaria de saber alguns bons softweres para trabalhar na minha empresa.Desde já agradeço.

  2. Parabéns pelo artigo.
    Como arquivista foi difícil achar um software de qualidade que atenda as demandas diversas do mercado atual. Utilizamos aqui na empresa um software chamado EVDOC da empresa Estado Virtual ( http://www.estadovirtual.com.br )
    O atendimento foi ótimo e o software para por constante atualização.

  3. realmente a etapa para escolher o software e onde armazenar é muito dificil, escolhemos uma plataforma chamada arks, a primeira tentativa nao tivemos sucesso, mas com esse gerenciador tudo fui tranquilo e valeu muito apena. existem melhorem informações em http://www.arks.com.br

  4. Um documento digitalizado ainda não substitui o documento em papel. Não há jurisprudencia para isso. Juízes nao aceitam imagens ao inves do papel.

  5. Gostaria de conhecer mais esse tipo de serviço. Estão surgindo demandas para este tipo de serviço e gostaria de conhecer empresas que fornecem softwares para gestão GED, scanners de alta/média performance e cases. Se puder passar essas dicas eu agradeceria.

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