E-mails: a segmentação e a relevância melhoram o engajamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

“Batch and Blast” é o conceito que as boas práticas do e-mail marketing abominam. Se traduzido ao pé da letra, as palavras lotação e explosão saltam à vista, denunciando a antiga forma de enviar mensagens para o maior número de contatos, sem a preocupação de que sejam bem recebidas.

Segundo a consultoria de mercado norte-americana Radicati, 81% de todo o tráfego de e-mails são caracterizados como spam e, apesar dos sistemas de filtragem, 20% das mensagens que chegam às caixas de entrada de fato o são.

Somando esses números ao clamor dos usuários pela segmentação e relevância, é hora de eliminar o “Batch and Blast”. Para isso, selecionamos algumas dicas:

Aberturas e cliques. Para aplicar boas práticas, não basta analisar as taxas de abertura e interações. É preciso ir além, segmentar os usuários em estágios. De alguma forma, aqueles que possuem um maior engajamento com suas campanhas devem ser premiados. Promoções e conteúdos exclusivos sempre são boas ideias.

Data de cadastro. Manter um controle de até 90 dias após o opt-in do usuário em sua base é uma boa forma de medir o grau de engajamento com suas campanhas.

  1. Quais os assuntos que mais lhe chamam a atenção?
  2. Quantos cliques?
  3. Qual o destino das mensagens?

Ter um indicador de como se relacionar com os clientes novos é essencial.

Opt-out de cara. Quando o usuário pede o opt-out logo após receber sua primeira mensagem, algo está errado. Analise a estratégia, pergunte a ele quais as suas preferências, veja o que o está desagradando e peça permissão para ir além.

****

Fonte: Experian Virtual Target, serviço que disponibiliza soluções de e-mail marketing que entregam diferenciação, inteligência da informação, mensuração, capacidade de interação e automatização de processos para diversos segmentos de empresas. Para mais informações, acesse: www.virtualtarget.com.br.

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *