Cresce o consumo de video online: como se destacar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Brasil e o mundo vêm assistindo, no sentido literal da palavra, a um enorme crescimento no número de pessoas que consomem vídeos pela internet. Já temos à disposição uma infinidade de plataformas que oferecem conteúdo de vídeos in-stream.

A lista é extensa, então vou citar apenas alguns exemplos: redes de TV, sites (Hulu e YouTube), sistemas de aluguel e compra de filmes e séries (Netflix, Terra TV, NetMovies), TVs conectadas à internet, aparelhos de Blu-ray, smartphones, devices como AppleTV, tablets, PS3, Wii, Xbox…

Também não posso deixar de fora os vídeos postados e compartilhados nas redes sociais.

Pesquisas recentes nos mostram que uma grande parcela da audiência consome televisão enquanto navega na internet (veja a terceira dica na lista abaixo). Também vale a pena destacar que os usuários de tablets são mais propensos a comprar produtos online do que os usuários de smartphones e computadores.

Portanto, antes de mais nada, devemos nos esforçar ao máximo para tentar compreender as razões pelas quais o usuário curtiu ou compartilhou um determinado vídeo com seus amigos conectados através das redes sociais, levando em conta, obviamente, o tipo de device que ele estava usando.Resumindo, o consumo de vídeos online é uma realidade. Mas já sabemos realmente como tirar proveito dessa tendência?

Para tentar responder essa questão, reuni quatro preciosas dicas que vão ajudar você a destacar seu vídeo em meio a tantos outros que circulam pela web.

1. Simplifique o compartilhamento

Isso não é difícil hoje em dia. Se você conta com um bom anúncio, tenha certeza que será fácil disseminá-lo via Facebook ou Twitter. Seu vídeo não vai se torna um viral se permanecer fora das redes sociais.

2. Entretenha enquanto informa

Pense a respeito dos vídeos que seus amigos postam no Facebook. O que eles têm em comum? A maioria costuma se destacar por ser divertido e inédito. Se você possui um vídeo que mostra sua ideia de maneira interessante, basta construir um conteúdo em torno dele que possa melhorar a experiência do usuário.

3. Aposte na integração de telas

Um estudo recente da Razorfish indica que 80% dos entrevistados utilizam telefones celulares e tablets enquanto assistem à TV.

Uma pesquisa recente da Nielsen/IAB revelou que cerca de 75% dos consumidores se lembram de um anúncio visto em diversas plataformas de mídia. No entanto, esse número cai para 50% entre as pessoas que visualizaram um anúncio somente na TV. Isso significa que você precisa engajar seu usuário de uma nova maneira porque eles não estão apenas vendo televisão – eles estão participando.

Você pode mostrar o mesmo vídeo pela TV e em plataformas In-Stream, mas talvez esteja perdendo a oportunidade de aproveitá-lo ao máximo. Nesse caso, seria recomendável incluir no anúncio algumas opções, como galeria de fotos e um campo para pesquisa rápida, além de adicioná-lo às redes sociais. Então, voilà, você oferecerá uma experiência publicitária capaz atrair e engajar os usuários.

4. Familiarize-se com o programa VAST/VPAID

Caso seu anúncio com vídeo seja compatível com o VAST e o VPAID, a execução pelo maior número de players possíveis está garantida. Isso também vai ajudar você a realizar uma mensuração ainda mais precisa e eficiente.

As plataformas de vídeo estão abrindo novas oportunidades e consumo, mídia e disseminação da informação. Nesse contexto, a publicidade In-Stream tem a oferecer grandes oportunidades aos anunciantes. Então, coloque seu vídeo na web e crie uma experiência única ao redor dele. O único erro que você poderá cometer é não explorar ao máximo as vantagens desse meio! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Paula Marsilli é diretora de mídia da WMcCann e presidente do Comitê de Métricas do IAB Brasil.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *