Para a busca de sua loja: um check list de melhores práticas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Em uma loja virtual mais de um em cada três clientes usa a busca interna para tentar encontrar os produtos. Por isso é tão importante que esse mecanismo seja realmente funcional, pois os resultados da busca impactam no aumento das vendas, na taxa de conversão, na fidelização e no fortalecimento da marca.

Veja algumas dicas que podem nos ajudar a alcançar melhores resultados:

• Oferecer a caixa de busca sempre disponível em todas as áreas da loja, exceto no fechamento.

• Posicionar a caixa de busca preferencialmente no topo e na centro-esquerda. Essa normalmente é a área mais quente das páginas e habitualmente conhecida.

• A caixa de busca deve ser fácil de ser localizada visualmente; ou seja, é importante reforçar e utilizar figura (lupa, binóculos, etc) que remeta ao sentido de pesquisar.

• Procurar destacar a caixa de busca das demais da loja, evitando assim que o cliente se confunda na hora de pesquisar.

• Mostrar com um título auxiliar interno na caixa de busca uma mensagem de ajuda. Por exemplo: “Procure por…”, “O que deseja localizar?”.

• Tenha certeza que o título auxiliar desapareça no momento de uma nova digitação.

• Permitir que a tecla “Enter” possa disparar o processo de busca quando pressionada dentro da caixa de busca.

• O tamanho da caixa de busca deve ser considerado a partir dos termos que serão mais comumente utilizados, para evitar rolagem interna e desaparecimento de palavras.

• Oferecer pontos iniciais de busca, através de caixa de seleção auxiliar, que podem representar as principais seções da loja.

• Utilizar autocompletar na caixa de busca oferecendo termos conhecidos. Isto irá facilitar e corrigir possíveis falhas de digitação, resultando numa maior assertividade.

• Criar um atalho para busca avançada. É importante manter uma busca avançada quando os produtos podem ser pesquisados por características ou especialidades únicas ou combinadas. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *