Perfil profissional: talento sem trabalho não é nada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Esse garoto tem talento. Essa moça é um talento nato.

Quantas vezes já ouvimos pessoas se referindo a outras dessa forma? Seja nos esportes, nas artes, na culinária ou no trabalho com a tecnologia, sempre existem aqueles que se destacam nas suas atividades.

O talento em uma ou mais áreas do conhecimento é uma característica muito importante e que deve ser incentivada pelos gestores e membros das equipes, entretanto, é apenas a fagulha inicial. É uma das três colunas que formam uma base sólida.

Talento + trabalho + motivação

Da mesma forma que ouvimos elogios ao talento de algum profissional, também conhecemos críticas do tipo: “É talentoso(a), mas faz corpo mole!” ou “Tem talento, mas não trabalha direito”.

Enfim, para ter uma carreira equilibrada é preciso buscar apoio em outras características importantes.

A primeira dela é o trabalho. São raríssimos os profissionais que já nascem “excepcionais”. O caminho natural é a evolução gradual, com a formação acadêmica, as experiências no trabalho, as pesquisas pessoais (que são tão importantes quando a formação acadêmica) e a interação com outras pessoas.

Ou seja, o bom e velho trabalho duro é essencial. Quem acredita na falsa premissa do: “eu já sei tudo o que preciso saber sobre isso” está fadado à desatualização ou mesmo ao fracasso.

Todos nós já conhecemos profissionais que foram feras em tempos passados, mas pararam nisso, acomodaram-se em sua soberba e status e hoje vivem de lembranças.

Alguns desses dinossauros me deram aulas na faculdade…

Mas essa é outra história!

Continuando: para unir o talento e o trabalho a fim de gerar soluções excelentes e que sempre cumpram ou ultrapassem as expectativas, é preciso motivação.

E a motivação até vem de fatores externos como salários, incentivos e ambiente de trabalho, todavia, essa não é a maior parte. O maior peso está em nós mesmos, nas nossas atitudes, decisões, posturas e, acima de tudo, em como encaramos o nosso dia a dia.

Não adianta um ótimo salário, um cargo “de respeito” ou colegas de trabalho muito legais se não estamos contentes com os rumos da nossa carreira.

Então, primeiro é preciso encontrar o caminho. A busca é difícil, árdua e, às vezes, é preciso mudar radicalmente, mas vale muito a pena! – eu lhe garanto, pois já passei por isso!

Enfim, o talento é uma característica de ouro, mas que precisa ser lapidado com trabalho e com motivação.

Até mais! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *