Roteiro publicitário: o que é e como fazer um

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Bom, vamos partir do pré-suposto que você saiba que roteiro publicitário é um documento, normalmente escrito por um redator, que “guia” a equipe envolvida na produção de um filme publicitário.

Vamos supor também que você saiba que é no roteiro publicitário que devem estar as falas do ator, do narrador, a sugestão da trilha e por aí vai… Ok, agora sim, vamos lá:

Antes de tudo, você precisa de uma ideia.

Para escrever um bom roteiro publicitário, você vai precisar de uma boa ideia. E infelizmente, esse não é um texto sobre “como ter ideias sensacionais“. Mas, se fosse, eu ia falar que minha técnica preferida é encher a cabeça de informação sobre o produto, mercado, empresa, whatever e, depois, fazer outra coisa qualquer. Normalmente a ideia vem.

A notícia triste é que, muito provavelmente, você não vai ter uma boa ideia para seu roteiro lendo um texto sobre “como criar um roteiro”. Então, é melhor você dar um CTRL + T e ir pesquisar outra coisa.

Só como ponto de partida, se eu fosse você, dava uma olhada em alguns desses exemplos de roteiros publicitários do roteirodecinema.com.br. O site todo, aliás, é muito interessante e você deveria passar algumas horas procrastinando por lá.

Como formatar seu roteiro decentemente

A verdade é que não existe um padrão rígido para o formato do roteiro publicitário. Entretanto, é altamente recomendável que você não mostre para o cliente um roteiro escrito num guardanapo de boteco.

Caso você concorde comigo, os modelos de formatação mais utilizados são os seguintes:

  • Básico, que eu gosto de chamar de “Duas Colunas” por motivos óbvios (exemplo);
  • Master Class, que é o padrão do cinema, com cabeçalhos por cena (exemplo);
  • Dividido por sequências, que é recomendado para roteiros com muitas cenas (exemplo).

Que programa usar?

Na boa? Pra mim, o único editor de texto melhor que o Word é o bloco de notas. Mas talvez eu seja um cara muito chulo. Se você quiser, até existem uns softwares para desenvolvimento de roteiros. Mas, devo confessar, não uso e nem conheço muita gente que usa.

Por ora, é isso. Caso queira ler mais sobre o tema, tem um texto no meu blog que além de ter tudo isso que você já leu, tem também 5 dicas práticas de como criar um roteiro publicitário. Se você quiser dar uma passadinha lá, será muito bem-vindo. Caso tenha alguma dúvida, não se reprima: pergunte nos comentários. Estando ao meu alcance, será um prazer responder. [Webinsider]

. . . . . .

Leia também:

. . . . . .

http://br74.teste.website/~webins22/2006/11/13/criatividade-para-fazer-um-briefing-claro-que-voce-tem/

http://br74.teste.website/~webins22/2014/01/28/roteiros-e-filmes/

Fernando Luz é redator publicitário, escreve no blog Fernandoluz.com e no Twitter @fernandoluz.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *