Resultados em publicidade, bem embaixo do seu nariz!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Todo mundo que tem um negócio online tem como maior desafio otimizar seu esforço de publicidade. Isso passa por trazer a audiência certa para o seu site e falar prioritariamente com quem mais interessa. Na teoria, OK, mas… como funciona na prática?

Qual é a audiência certa para o meu negócio, afinal? A resposta pode estar mais perto do que você imagina. Debaixo do seu nariz, eu diria.

A primeira coisa a ser feita é entender como é o público que vai ao seu site, dividi-lo em grupos de afinidade e medir quais resultados cada fatia dele já está gerando.

Esse tipo de mensuração exige algum trabalho mas hoje é plenamente possível. Graças a sistemas ainda pouco difundidos no Brasil conhecidos como DMPs (Data Management Platforms), é possível dividir o público de um site em diversos critérios, através de informações coletadas no próprio site (os tais first-party data) ou fora dele (chamados de third-party data). Alguns exemplos de DMPs são a BlueKai, a Lotame e, aqui no Brasil, a Navegg.

DMPs tornam possível, por exemplo, a um site saber qual a origem de cada visitante, por quais produtos já fez pesquisa de preços ou sobre quais assuntos gosta de ler.

Essa informação pode ser cruzada com sistemas de métricas ou BI para gerar poderosos relatórios segmentados. Segmentos de audiência que geram mais vendas, compartilham mais conteúdos ou ficam mais tempo no site, tudo isso torna-se visível através dessa tecnologia.

Não só visível como acionável.

Saber quais são as fatias de seu público que geram mais negócio só é plenamente interessante se for possível trazer mais pessoas desses exatos tipos para o seu site. E existem dois jeitos de se fazer isso.

O primeiro é através de publicidade com targeting movido a dados, modalidade que está começando a ficar mais difundida no mercado brasileiro. Assim você traz público novo, mas com as características que você precisa, descobertas analisando a sua própria audiência.

O segundo é através de retargeting segmentado. O retargeting tradicional marca todos os internautas que passam pelo seu site (ou por certas páginas dele). O retargeting segmentado marca somente a fatia do seu público que você já sabe ser a melhor.

Com dados, você está adicionando inteligência a uma operação de “força bruta” para fazer o seu público ir mais vezes ao seu site. Tecnicamente fazer retargeting segmentado pode ser meio trabalhoso, mas tecnologias como tag managers – o Google acabou de lançar um -, integradas a DMPs, facilitam muito a vida e tornam essa opção viável na prática.

Resumo da ópera: quem opera um site já está sentado em cima de um tesouro valioso, que são as informações possíveis de serem extraídas de sua audiência. São dados preciosos que estão logo ali, ao alcance das mãos. Basta dar o primeiro passo. Vale muito a pena! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Adriano Brandão é co-fundador e diretor de marketing da publicitário da Navegg.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *