Você realmente conhece os seus potenciais?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Antes de começar esse artigo, já lhe digo: eu mesmo não conhecia/estabelecia corretamente os meus potenciais, tive muitos problemas com remunerações inadequadas e vivi por muito tempo desmotivado.

Sim, eu sou uma pessoa como qualquer outra! Gosto sempre de quebrar o mito do “articulista perfeito”, pois, de fato, esse não existe.

Por muitos anos trabalhei com desenvolvimento web – sites, aplicativos, etc. – a minha formação acadêmica, inclusive, é na área de análise de sistemas.

Entretanto, apesar de executar os projetos com competência e qualidade, essa nunca foi a minha paixão: sempre estive mais voltado para o lado das palavras.

Ou seja, por diversas vezes, a falta de motivação prejudicou algumas escolhas e acarretou diversas perdas.

Eu sabia que desejava mudar de área, mas sair da zona de conforto não é simples, certo?

Todo aprendizado tem valor

Durante os anos trabalhando com desenvolvimento, aprendi muitas coisas e convivi com profissionais exemplares. E conhecer bem esse ambiente, as possibilidades e as dificuldades foi importantíssimo para transição da minha carreira: dos projetos de TI para o planejamento estratégico da informação e edição de conteúdos.

Ao invés de simplesmente negar o passado, usei todas as experiências vividas como diferencial competitivo: muitos jornalistas e profissionais de conteúdo têm habilidades com as palavras, mas dificuldades com a tecnologia.

No meu caso, essas duas etapas profissionais se complementaram e hoje interajo com programadores, designers e DBAs para criarmos soluções interessantes e muito bem engrenadas. Ou seja, sei os pesos e medidas de cada uma das áreas, por isso, ao gerir um projeto, sempre busco o equilíbrio em prol do resultado final.

Mesmo quando o job é somente de edição de textos, consigo aplicar muitas métricas e padrões de organização aprendidos lá atrás, a fim de proporcionar a melhor experiência de conteúdo possível.

Cada profissional tem seus potenciais e explorá-los corretamente é o melhor caminho para a evolução

Tenho amigos e colegas que possuem ótimas habilidades em áreas distintas da sua profissão. E muitos ficam com vergonha de expô-las, de investir nelas. Já ouvi coisas do tipo: Eduardo, como você tem coragem de publicar um livro de fantasia histórica medieval?

Acredito muito que os limites da nossa vida e carreira não vêm de fora, mas da nossa própria postura e visões.

E assim como eu, conheço desenhistas que se tornaram designers maravilhosos, músicos que hoje trabalham com desenvolvimentos de aplicativos cujo som é a base e por aí vai.

Todo conhecimento tem valor. E a aplicação das energias e esforços nos potenciais certos é trabalhosa, nem sempre é simples, mas vale muito.

Fazer o que se gosta, aprender, interagir e proporcionar soluções excelentes por meio da sua expertise é a melhor forma de ser bem visto pelo mercado, pelos colegas de profissão e clientes. É uma postura de valor.

Então, ao invés de simplesmente reclamar, que tal analisar seus potenciais, seus diferenciais e habilidades e usá-los a favor da sua carreira?

Prosperidade e até mais! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *