LED completou 50 anos: conheça mais sobre essa tecnologia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Em uma entrevista para a GE Iluminação, realizada em seu laboratório na Universidade Americana de Illinois no último dia 19, Holonyak, agora com 83 anos de idade, narra as forças competitivas que o levaram ao seu momento de descoberta em um laboratório da GE: “Se eles podem fazer um laser, eu posso fazer um laser melhor do que qualquer um deles, porque eu desenvolvi uma liga que está visível em vermelho. Serei capaz de ver o que está acontecendo. E eles ainda estão presos ao infravermelho”.

50 anos do LED: O caminho de Holonyak até a descoberta

Quando Holonyak entrou para a GE em 1957, uma equipe de cientistas e engenheiros da GE já estava explorando aplicações de semicondutores e criando os chamados tiristores e retificadores, precursores dos diodos modernos. Enquanto o cientista da GE Dr. Robert N. Hall trabalhava na invenção do laser semicondutor usando GaAs (arsenieto de galio), Holonyak buscava um resultado visível utilizando  GaAsP (fosfato de arsenieto de galio). Hall utilizou um método de polimento para criar espelhos de laser, enquanto Holonyak tentou formar espelhos através de cortes. No dia 9 de outubro de 1962, enquanto seus colegas da GE assistiam, Holonyak tornou-se a primeira pessoa a operar uma liga de laser semicondutora visível – o dispositivo que iluminou o primeiro LED visível.

Cinquenta anos depois da invenção de Holonyak, LEDs robustos e de longa duração foram incorporados como fonte de luz em inúmeras aplicações, das mais simples até as de missão crítica.

“Os LEDs estão literalmente em todo lugar”, observa Mary Beth Gotti, gerente da GE Lighting Institute, um centro de ensino na sede mundial da GE Iluminação em Nela Park, East Cleveland, Ohio, fundado há 100 anos. “Os LEDs estão em dispositivos eletrônicos como botões de elevador, placas de saída, celulares e displays de smartphones, TVs, PCs, tablets, sinalizações comerciais, telas de vídeo em instalações esportivas, equipamentos cirúrgicos microscópicos e cruzamentos ferroviários. Eles também estão sendo utilizados em aplicações de iluminação massivas, como estacionamentos, iluminação pública, iluminação de arquitetura e geral, entre outras.”

Empresas como Starbucks, Walmart, TargetMarriott acreditam no poder da invenção de Holonyak. Elas entendem que os LEDs proporcionam valor e não apenas por meio da redução de custos com energia. A economia com custos de manutenção é significativa porque os LEDs duram mais do que qualquer outra fonte de luz. O valor agregado pelo LED não está restrito aos gigantes do varejo que operam em milhares de localidades.  Pequenos mercados regionais e outras redes de varejo, como Food City e Wawa, estão também adotando essa tecnologia. Uma das aplicações dos sistemas de LED com crescimento rápido – iluminação de estradas e áreas – tem apelo para cidades grandes como Las Vegas e pequenas como Superior, no estado de Nebraska, cuja população é de 2.000 habitantes.

Holonyak, na entrevista para a GE, lembra-se da sensação de que ele estava descobrindo algo grande quando a primeira luz “mágica” foi acesa. “Eu sei que estou apenas no começo, mas sei que o resultado é muito poderoso. Não há ambiguidade sobre o fato de que essa invenção tem uma vida útil muito além do que estamos vendo.”

Como os LEDs funcionam

Os LEDs são pequenas fontes de luz ou chips finos, que se tornam iluminados pelo movimento dos elétrons através de um material semicondutor. Hoje, os LEDs estão disponíveis em várias cores, incluindo a luz branca brilhante com a qual os consumidores estão acostumados em sua iluminação doméstica. Os LEDs são adotados por causa da economia de energia e da longa vida útil. Eles usam até 75% menos energia do que as lâmpadas incandescentes, duram até 25 vezes mais do que as fontes de luz incandescentes e de halogêneo e até três vezes mais do que a maioria das lâmpadas fluorescentes compactas. Os LEDs também são frios ao toque, acendem-se imediatamente e sua forma compacta permite luminárias de design mais moderno e menor, bem como a iluminação em espaços limitados.

“Nick Holonyak é um tesouro mundial”, observa Gotti. “Sua curiosidade e motivação para explorar e inventar têm inspirado milhares de estudantes e inovações incontáveis. É fantástico notar o impacto generalizado e profundo da ‘mágica’ que Nick Holonyak transformou em realidade há 50 anos”.

Assista a entrevista de Nick Holonyak

Fonte: GE Iluminação. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *