Como escolher brindes promocionais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Os brindes podem ser uma ferramenta poderosa de marketing quando escolhidos para participar do dia a dia de um profissional ou serem lembrados pelo cliente em momentos de lazer e outras ocasiões.

Mas como escolher o brinde certo? Canetas, chaveiros, cadernos e canecas são os mais populares e opções certas de agradar público diversificado, mas ainda há muita dificuldade por parte das empresas na escolha do brinde promocional mais adequado à sua campanha – apesar do crescimento de ofertas por parte do segmento de brindes personalizados em todo Brasil.

A decisão de comprar brindes deve vir precedida pelo planejamento, em que se estuda o brinde adequado, o objetivo ao entregar tal brinde ao cliente (utilidade, branding etc), a ocasião, a mensagem que estará no brinde personalizado e o tempo de uso do brinde relacionado à sua campanha.

Qual seu objetivo ao entregar um brinde ao seu cliente? Se o cliente for um profissional, um brinde mais caro e útil como uma calculadora, um pen-drive ou uma régua para arquiteto, com certeza fará com que esse brinde tenha valor prático e seja usado por ele.

Com a satisfação em ter tal produto, o cliente desejará outro produto de mesma qualidade e vai lembrar de que empresa? A sua, que forneceu o brinde personalizado.

Em que ocasião você entregará esse brinde? No lançamento de um serviço ou produto novo, na confraternização da empresa, na compra de um produto. A definição da ocasião pode direcionar a decisão para a escolha do brinde personalizado.

Por exemplo, certa vez fui fazer uma caminhada em montanha organizado pelo RH da empresa em que trabalhava. Os brindes que ganhei foram uma Squezze e uma mochila, no estilo saco. Tenho os brindes até hoje e recordo da ocasião com boa lembrança.

Qual será a mensagem? A mensagem que o brinde deve transmitir é de extrema importância para o sucesso de sua campanha. Mesmo sem palavras.

Algumas campanhas são temporais, como o lançamento de um filme, de um evento, de uma data de aniversário. Um brinde personalizado muito utilizado são as squezzes e canecas com imagens de filmes como Homem Aranha, Harry Potter ou camisetas para datas comemorativas.

Esse tipo de brinde tem um ciclo de vida curto, mesmo que o produto mantenha-se em boas condições de uso, a mensagem fica ultrapassada e há necessidade de renovação.

Adequação da marca e uso de cores. Não adianta ter um ótimo brinde se a marca não tem destaque ou o desenho de sua logo perde a característica em função do design do produto. As cores também devem ser levadas em consideração. Como a cor de sua logo vai se relacionar num produto de cor, vermelha por exemplo.

Você pode personalizar um produto com a logo da empresa, acrescentar uma frase, utilizar um ícone que represente uma marca. Como os exemplos abaixo:

Marcador de página


Marcador de página com logo.


Pingente para celular adesivado com o ícone 21 que remete à Embratel.

.

.


Bloco reciclável com duas marcas em destaques trabalhando o brinde em parceria. 

Inovação também deve fazer parte do planejamento do marketing promocional. Inove e surpreenda o cliente com brindes personalizados. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Patricia Canarim (@patriciacanarim), jornalista atuante em marketing e presença digital com especialização em Informação Estratégica pela UFMG. Professora nos cursos online da Nautilos Marketing Digital. Mantém o blog Patricia Canarim.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Ótimo artigo, realmente é muito importante saber destinar para quem e o que deseja alcançar com a distribuição dos brindes!

    Mesmo sendo um texto de 2012 ele se mantém muito atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *