O EAD no Brasil evolui e melhora a aceitação do mercado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Nos últimos anos, tem-se visto um grande destaque para a educação a distância no Brasil. Isso se deve, principalmente, à evolução tecnológica. A tecnologia da informação, bem como a sua popularização, proporcionou a facilidade na troca de informações a distância, permitindo um aprimoramento nessa modalidade de ensino. Embora esteja em alta e pareça algo relativamente novo (em virtude da tecnologia associada), essa modalidade já existe há muito tempo, conforme se verá a seguir.

Em 1904, algumas escolas internacionais, privadas, ofereciam cursos pagos, por correspondência. Em 1934, Edgard Roquette-Pinto cria a Rádio-Escola Municipal, no Rio de Janeiro, em que os estudantes tinham acesso a folhetos e esquemas de aulas antecipadamente, além de troca de correspondência também. Em 1941 surge a primeira Universidade do Ar, que durou até 1944 e resurgiu, patrocinada pelo SENAC, SESC e emissoras associadas, em 1947. Nessa época cria-se, ainda, o Instituto Universal Brasileiro, que oferecia cursos profissionalizantes por correspondência. Já na década de 1970, a Fundação Roberto Marinho cria telecursos, para supletivo de ensino fundamental e médio, com transmissão de aulas televisionadas e apostilas, que existem até hoje. Tais experiências foram bem-sucedidas, mas não tiveram boa aceitação por parte do governo e da sociedade; não eram vistas com bons olhos, mas como ineficientes, como educação de baixa qualidade, por se diferenciar do tradicional (sala de aula, aluno, professor).

Entretanto, atualmente, a adesão a essa modalidade de ensino tem crescido substancialmente, mais até do que ao ensino presencial. O governo, então, criou leis para regulamentar a atuação das instituições nessa modalidade, criando até mesmo, em 1996, a Secretaria da Educação a Distância, que, segundo o portal do MEC, “atua como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e das técnicas de educação a distância aos métodos didático-pedagógicos. Além disso, promove a pesquisa e o desenvolvimento voltados para a introdução de novos conceitos e práticas nas escolas públicas brasileiras”.

Desde a regulamentação da modalidade no país, por meio do Decreto federal n° 5.622/05, a qualidade subiu muito. O MEC, por meio da Portaria n 4.059, de 2004, permitiu às instituições de ensino superior introduzir, em sua grade, até 20% de disciplinas nessa modalidade. E muitas o fizeram. Grandes instituições de ensino já possuem graduação, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento e extensão a distância, graças à demanda, que tem crescido muito nos últimos tempos. A busca por melhorias rápidas na carreira, a falta de tempo e a distância fazem com que um número cada vez maior de pessoas adotem essa modalidade em sua formação.

Embora ainda exista certo preconceito, por parte de alguns empregadores, que veem profissionais formados em cursos a distância como menos qualificados, a tendência é o crescimento e, mais do que isso, desenvolvimento da educação a distância no país. A regulamentação, por meio de leis, da modalidade contribuiu para a melhoria da qualidade e, consequentemente, para aceitação por parte da sociedade. A evolução da tecnologia da informação tornará (ou já torna) a educação a distância uma tendência, que se relaciona também com a correria das grandes cidades e a dificuldade de acesso físico à universidade de pessoas que moram em regiões mais isoladas. Se isso contribuir para a democratização da educação e da cultura, que sejam, então, bem-vindas as mudanças. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Cíntia Oliveira de Souza Pires é coordenadora pedagógica e Docente Universitária .

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

23 respostas

  1. Me formei há 1 ano pela UCB – Universidade Católica de Brasília, com 36 anos, na modalidade EAD, como Tec. em Gestão de Pessoas, falo inglês e espanhol fluente, já tinha certa experiência na area e ganho atualmente 9,5 salários mínimos. Meu empregador não se preoucupou com o diploma, ele queria saber se eu sabia fazer o serviço bem feito, de uma maneira eficaz e eficiente. O fato de ter cursado EAD não me diminuiu em nada, frente aos meus concorrentes à vaga de emprego.

  2. parabens cintia
    muito interessante o artigo
    sou aluno de adm. no polo de pindamonhangaba
    e posso afirmar que todas as pessoas que tenho contato na anhanguera , estão valorizados em seus respectivos empregos.
    e existe bastante procura por profissionais
    matriculados nos cursos EAD.

  3. Isso mesmo..adorei cíntia… nós sabemos o quanto é difícil estudar hoje em dia com o tempo corrido que temos, mas graças a essa iniciativa nós, que quase não temos tempo, podemos também nos dedicarmos aos estudos e sermos profissionais de qualidade! Agradecimento especial a nossa professora Cíntia que tanto nos apoia e nos dá força pra seguir adiante sem desanimar! Deus abençoe e obrigada!

  4. É bom saber que o curso a distancia vem sendo valorizado. Não se pode negar que a internet tem sido uma grande aliada a educação, e também acredito que a EAD só tem a acrescentar a nossa sociedade. Muito bom o artigo, inteligente e esclarecedor.

  5. Gostei de verdade.Acho que a democratização e a popularização do EAD,vai ao longo do tempo,trazer benefícios e fazer com que o aprimoramento das tecnologias tragam cada vez mais pessoas e deixar o preconceito de que a distância é mais fácil e sem qualificação.

  6. Impecável.. muito curioso e claro. Adorei o artigo!! Nunca tinha parado para pensar em quanto tempo o ensino à distancia já vem procurando seu espaço na educação tradicional. Acho que esse é o momento ideal para sua expansão! … Parabéns!!!!

  7. Parabéns pelo artigo Cintia, muito bom saber que temos profissionais bem qualificados como você por perto…rs Artigo muito explicativo e motivador para essa modalidade a distancia. Sou estudante também a distancia e não tenho o que reclamar. Mais uma vez Parabéns.

  8. Parabéns pelo artigo, adorei! Você conseguiu esclarecer vários aspectos sobre o ensino de EAD e ressaltar a sua importância nos dias atuais. Valeu, deu até vontade de voltar a estudar!

  9. Parabéns pelo belo artigo, que bom que a educação brasileira pode contar com uma educadora tão consciente como você, que só tem a contribuir. A arte de multiplicar saberes é um Dom.
    Beijos,
    Cacilda

  10. Muito interessante as observações neste artigo. A autora foi muito feliz em descrever a história da Educação à Distância. Como mencionado, a muito tempo esta modalidade vem contribuindo no processo de educação e com o avanço tecnológico tem se tornado uma ferramenta indispensável para a sociedade. Cabe ressaltar que o material desenvolvido para estes cursos tem alta qualidade, são videos-aulas, livros e cadernos de exercícios que desafiam o aluno ao desenvolvimento. Cíntia, parabéns pelo artigo e que as empresas percebam o quanto este modelo de educação tem ajudado no processo de crescimento das pessoas.

  11. Concordo com sua afirmação “ainda existe certo preconceito por parte de alguns empregadores”. Devemos parar de ver EAD como oportunidade de negócios e ver com ferramenta para ampliar o conhecimento. Compartilho para ilustrar como exemplo o link do site da Udacity: http://www.udacity.com

    Parábens pelo excelente artigo! Tenho muito orgulho de você!
    Muito sucesso nesta jornada!!!

    Abraços!

  12. No mundo em que vivemos o tempo é definitivamente algo sagrado! A idéia de poder estudar, fazer um segundo curso (q é o meu caso) ou se especializar sem ter q sair de casa ou do trabalho, é sim algo muito bom. Obrigada tecnologia! Em tempo, Cíntia, parabéns pelo texto. Perspicaz ao mesmo tempo q informativo.Bj

  13. Parabéns pelo artigo, bem clara nas palavras.
    É a tecnologia avançando cada vez mais na área da educação, facilitará a vida de muitas pessoas que gostariam de estudar.

  14. Parabéns Cintia, gostei muito do artigo, acredito que com este maravilhoso artigo irá tirar muitas dúvidas e preconceito de muitas pessoas que tenham vontade de fazer uma curso academico e não tem tempo disponivél fará com que reflitam e se inseram na Faculdade Anhanguera Muito obrigada por acreditar que as pessoas são capazes de exercer uma formação academica com muito exito sendo a distancia. Parabéns, parabéns e parabéns!!

    Bjs mil,
    Ivone

  15. Tendencia ou Modismo? O que vem se tornando um EAD no Brasil?

    Para analisar como tendencia estes cursos deveriam estar com vagas contadas nos vestibulares… e isso já está ocorrendo! É uma ótima opção de curso que está capacitando bastantes pessoas e aos poucos com mais qualidade no MEC e peso na carreira profissional.

    E se eu escolhesse falar em modismo? Seria apenas uma opinião e uma hipótese redutível. Uma vez que cursos tecnologos e cursos EAD estão ganhando cada vez mais força e ganhando mais credibilidade e aumentando o numero de matriculados.

    Parabens pela postagem Cintia Oliveira. Eu mesmo defendo esta causa, pois estou matriculado em um curso EAD e com grandes recomendações.

  16. Eu fico muito contente e aprecio este tipo de artigo.Por que vem valorizando o ensino a distancia,e que muitos não sabia que já existia .ó que está sendo ampliada para que todos possam ter acesso ao ensino!!
    Meus parabéns pelo o artigo e que vem outros.
    Que DEUS abençoe!!!

  17. Amei o que escreveu. Creio que os avanços tecnológicos e todas essas mudanças, pelas quais, vem passando nossa sociedade, fez com que o Ensino a Distância crescesse mais, dando a possibilidade de mais pessoas terem acesso ao Ensino Superior. E, que, se realmente, for para melhorar ainda mais a educação, que essa modalidade cresça ainda mais.

  18. Acredito que o EAD tem como principais beneficios a redução de custos e flexibilidade de horarios e claro a formação, e hoje em dia são esses os focos que mais nos preocupam
    antes de procurarmos um curso. Apesar da falta de convivio com outras pessoas e até mesmo do professor, acho super válido este ensino pois faz com que os alunos se dediquem mais e graças a este método muitas pessoas conseguiram se formar. Como este mesmo artigo diz, se for para contribuir que sejam bem vindas as mudanças. Parabéns pelo artigo Cintia! =)

  19. Fico muito feliz em ler um artigo nessa categoria….muito bem elaborado e explicado..
    O ensino a distância tem cada vez mais ganhado espaço no mundo e vemos o quanto o crescimento está sendo produtivo…parabéns a todos nós que acreditamos na Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *