É preciso deixar os profissionais livres para criar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Vivemos na época do planejamento, um período maravilhoso ao se pensar nas possibilidades que a publicidade pode alcançar. Conhecer o cliente de forma mais abrangente, o mercado de atuação das marcas, o comportamento de compra e, principalmente, fazer muito com pouco gasto, destacando o cliente como uma peça importante na repercussão do trabalho das agências.

Em termos diretos, pode-se imaginar que o planejamento e todas as áreas que estudam o mercado e os consumidores nos deixem exatamente na frente do alvo, com a distância, o tempo e a velocidade calculada para o arremesso do dardo. Porém, alguém tem que arremessar o dado correto. A linguagem a ser aplicada, o teor da mensagem, a forma com que ela será apresentada, e muito mais… aí está o papel da criação.

Em algumas agências, vive-se o período dos “operadores de Photoshop”, onde a criação é somente uma executora das solicitações vindas do atendimento e da gerência de projeto. É o tipo de situação que gera o que chamo de “plano de demissão voluntária”, que nas grandes empresas é feito em períodos de crise, e nas agências é causado pela insatisfação dos profissionais.

Quando se enxerga a importância da criação dentro do processo de desenvolvimento das marcas, é possível obter ganhos significativos para a empresa frente ao mercado e para seus clientes. Lembro-me de assistir um vídeo com painel de debates que gerou um embate entre Fabio Fernandes, da F/Nazca, e Nizan Guanaes, do Grupo ABC, onde discutiram o momento da crise como um fator motor para que as agências sejam mais e mais criativas, aumentando assim a confiança dos clientes. Acredito que é nesse momento que a publicidade se torna mais importante, possibilitando proporcionar retorno para os investimentos dos clientes, afinal, é para isso que ela existe. Afinal, propaganda é a alma do negócio ou o negócio da alma? Deixo também essa reflexão.

Veja o vídeo:

O momento das mídias sociais é o momento da produção, em que os resultados podem ser mensurados de forma mais abrangente e concreta. Mas, onde fica a criação nesse processo? Simples, ela fica em TODO o processo. Desde o  planejamento até a concepção das peças. A criação pode direcionar as tendências criativas e tecnológicas, os caminhos já trilhados que funcionaram e os cases de sucesso que se mostraram vencedores ao aliarem criatividade à estratégia.

Gostaria de destacar outro assunto que acho bem interessante: o fato de algumas agências online contarem agora com profissionais de Ux (User Experience), um especialista dedicado ao trabalho de pensar na interação e na experiência do usuário, analisando como os visitantes vão se relacionar com a informação dispostas no site. É um caminho sem volta e tem feito diferença em algumas agências como, por exemplo, na Ogilvy de São Paulo que ganhou Leão em Cannes com o projeto da Coca-Cola em o público carregava o celular com créditos de navegação para poder navegar em um browser da Coca-Cola, tudo isso colocando o celular em uma máquina como as de refrigerante. Veja aqui:

Sim, nem só de prêmios vivem as agências, na verdade não se vive deles, mas esse reconhecimento é um caminho importante para gerar know how para as agências, mostrar do que elas são capazes. Um site bem elaborado e um bom portfólio ajudam, mas uma premiação pode fazer a diferença.

Confiar na criação é confiar na palavra mais importante de quando se fala em publicidade: criatividade. Os profissionais de criação são treinados para gerar mensagens de campanhas mais atraentes e facilmente interpretadas, e que farão toda a diferença em um planejamento estratégico traçado.

Seja de um layout de e-mail marketing diferenciado a um hotsite, com recursos tecnológicos de realidade aumentada, ou passando por uma simples fan page no Facebook, as imagens, linguagens e interações adequadas virão da criação.

Por vezes, a melhor maneira de falar sobre um produto não é mostrá-lo. Para o Super Bowl (onde o espaço publicitário é da ordem de três milhões de dólares por 30 segundos), a Volkswagen criou dois filmes sensacionais, que mostram o produto apenas no final. No primeiro, um garoto vestido de Darth Vader tenta usar poder da força para mover tudo sem sucesso, até que ele “consegue” ligar o carro – após o pai acionar o controle remoto do carro. Veja que a principal feature do carro é apresentada e fortalecida pelo conceito de controle mental e remoto. No segundo comercial, um besouro corre pela mata imitando um carro, com som de derrapagem nas curvas, ultrapassando outros insetos, rios e tudo mais. Ao final, a sua silhueta é comparada com a do Black Beetle:

The Force: Volkswagen Commercial

Volkswagen Beetle 2011 Super Bowl XLV television commercial

A criatividade é importante, não só nas peças offline, mas também nas online e nas peças crossmedia. Um ótimo exemplo é o fantástico e já antigo site Get the Glass, trabalho de criatividade pura da agência digital North Kindom, da Suécia. Neste site, o usuário joga com os personagens, sobrevivendo a perigos e correndo o risco de ser preso em Milkatraz. Além de muitos outros projetos que podemos citar, mostrados diariamente pelo site FWA (Favourite Website Awards).

A César o que é de César, dizia o ditado, por isso, à criação a tarefa de trazer resultados sem transformar a publicidade apenas em técnicas de métricas, análises de pessoas e ações com os blogueiros. A criação existe para ajudar, não só para executar. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Euripedes Magalhães trabalha com publicidade, é formado em Design pela Faculdade Belas Artes e atua como Head de UX na agência RIOT.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Ter criatividade é aproveitar a inteligência do público e fazer uma boa conexão nessa conversa, porque aí não é criatividade, é só beleza, conceito sem contexto.

    A verdadeira criatividade é saber alinhar expectativas, com necessidades, com experiências passadas e futuras. Sem isso, temos verdadeiramente propagandas bobocas que passam na tv por exemplo e nem lembramos.

  2. O CONSUMIDOR ESTÁ MAIS INTELIGENTE E MENOS EMOCIONAL. Não basta uma propaganda criativa. É preciso ressaltar a sofisticação, qualidade técnica, design e prazer que o produto proporciona. As pessoas estão mais inteligentes, evoluídas e perscepitíveis ao marketing boboca dessas propagandas. Chega a ser brega, se pensarmos bem. Mas Parabéns Adriana K, gostei da ação da Coca! Bruno AMPM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *