Para as ideias decolarem, sua mente precisa estar aberta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quer ter mais ideias? Então abra espaço na sua mente. Você já pensou que pode aumentar e organizar este processo, combinando criatividade e organização?

As inspirações estão por aí, em qualquer lugar, mas precisamos criar as condições certas para cuidar delas. Como um aeroporto, a sua cabeça precisa ter estrutura e tráfego organizado.

Você pode até já ter uma pequena pista de terra batida para decolagem e aterrissagem. Mas, e se quiser mais movimento e produção? Ao organizar o processo, você irá receber melhor os rascunhos, insights e qualquer centelha de projeto criativo. Tudo é uma questão de fluxo e identificação. À medida que novas ideias forem chegando, você poderá aprender a separá-las e guardá-las.

Entre os milhares de pensamentos que passam na sua cabeça diariamente, alguns precisam ser separados e transferidos para uma área de decolagem. No momento certo você poderá analisar e avaliar aqueles que podem levantar voo.

Nosso cérebro é multitarefa, racional e irracional. Sua parte lógica está lendo este texto, mas é preciso também mexer também com a parte intuitiva, sacudir seu inconsciente, mergulhar no fundo do poço.

Sua cabeça deve ser treinada para separar as mínimas reações potenciais do que pode gerar um processo criativo:  um desenho, uma palavra, um diálogo, uma pergunta, um olhar, um grito, um filme ou livro, uma frase lida na rua, muro, cartaz, um gesto ou cena de alguém desconhecido, um objeto qualquer.

Aja rápido. Registre e identifique: desenhe, rabisque, anote, faça um mapa mental, use cores, colagens, fotos. É o ato de separar e classificar estes instantes que vai torná-los visíveis e possíveis de guardar, tirando-os do tráfego acelerado de imagens, palavras e signos  que se perdem a cada segundo entre tantos pensamentos.

Aos poucos você perceberá que destes fluxos constantes você pode extrair mais possibilidades. E saberá identificar, avaliar e preparar as ideias que tem a chance de decolar.

Qualquer ato criativo precisa conjugar bem dois aspectos, lado esquerdo e direito do cérebro, criação e organização, erro e acerto, trabalho e finalização.

Organizar não é limitar a criatividade, é direcioná-la. Prepare sua cabeça para funcionar de dia e noite, com sol ou chuva, atenta ou distraída, sonhando ou desperta.

Um aeroporto não para, uma mente criativa também não. Esta é a base essencial para quem quer alçar grandes voos. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Roberto Tostes (@robertotostes) é profissional de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico. Publicitário e escritor. Possui o blog robertotostes.com/.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *