Ainda existe uma ideia preconcebida de que as pessoas só mexem no LinkedIn a sério quando procuram emprego.
Felizmente, este último ano foi forte em informação e relevância de notícias sobre a importância da presença das pessoas em redes sociais de caráter profissional.
Depois da fase de desconfiança, os empregadores estimulam agora o uso responsável das redes sociais. Em muitas das empresas analisadas (variável em função da área de atuação da empresa), mais de 75% dos colaboradores está presente no LinkedIn.
E essa rede é um dos lugares perfeitos para aumentar a visibilidade da sua marca e da cultura da sua empresa e, por isso, faz sentido que os seus funcionários sejam os seus verdadeiros embaixadores sociais.
Quando um parceiro / fornecedor / empresa, que vê a força dos colaboradores da empresa no LinkedIn pode ficar convencido a fazer negócios com a sua empresa. E, principalmente, os colaboradores que se sentem valorizados e motivados em representar a empresa.
Três etapas para transformar os seus colaboradores nos seus embaixadores sociais no LinkedIn
Oferecer conselhos sobre Redes Sociais
Na empresa, é normal termos colaboradores muito ativos em redes sociais e outros que são muito distantes da vida digital. Outros que começam, mas desconhecem as regras de etiqueta importantes para estar neste meio. Ofereça algumas orientações (e não restrições ou punições) e/ou alguma formação específica para estar neste meio.
Reforçar a importância de manter perfis atualizados
Os colaboradores devem ser alertados para a importância de manterem um perfil atualizado e cuidadosamente trabalhado para transmitir credibilidade, transparência e honestidade profissional.
Incentivar o uso do LinkedIn
Os colaboradores que usam ativamente o LinkedIn podem se tornar num recurso valioso, seja para trazer novos negócios ou leads para a empresa, seja para difundir e amplificar a comunicação da empresa, ou até para partilhar as novas ofertas de emprego e os novos desafios da empresa.
Estimule os seus colaboradores a partilharem as atualizações de estado realizadas pela página corporativa da empresa no LinkedIn, a partilharem fotos, informações e vídeos corporativos da empresa.
Todas essas atividades podem acontecer:
- Nos Grupos LinkedIn.
- Com os seus contatos de primeiro grau.
- Na prospecção de novos contatos e empresas.
Até mais! [Webinsider]
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Rui Pedro Caramez
Rui Pedro Caramez ( www.linkedin.com/in/caramez) - Docente Universitário, Formador e Consultor Especialista na Área de Marketing Digital. Em 2009, editou o livro “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online". Administra o projeto Linkedportugal dedicado a analise da rede Linkedin - www.linkedportugal.com.