A contribuição da indústria do cinema ao mundo corporativo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quem um dia, numa roda de bate-papo, nunca comentou a respeito de um filme interessante ou que tenha marcado sua vida? Mesmo a pessoa que não é cinéfila com certeza já teve esse gostinho.

E o que mais encanta na sétima arte é justamente a pluralidade de filmes, que vão desde as mais caríssimas e luxuosas produções hollywoodianas até as mais simples, como as películas em PB ou o cinema mudo. Mas o que o cinema tem a ver com o mundo corporativo? Como eles podem contribuir para a administração de empresas?

A justificativa está ligada à experiência docente de 2012. No último ano, eu desenvolvi atividades com filmes em sala de aula, e os resultados foram muito positivos. Além das discussões acaloradas e cheias de perguntas e respostas, aconteceu uma das coisas mais difíceis numa classe de graduandos do período noturno: o professor conseguir prender a atenção dos alunos.

Os filmes têm esse poder: conseguir prender a atenção das pessoas. Magia, sedução, história… Elas mergulham, interagem e enxergam nos atores o seu cotidiano, seja na vida pessoal e, seja na vida profissional.

Eu costumo dizer que existem dois tipos de filme: os que ensinam e os que divertem. Os longas comentados abaixo estão no grupo dos que ensinam. E, para exemplificar, farei menção a seis produções: A Negociação, O Senhor das Armas, Invictus, Mãos Talentosas, Tempos Modernos e Apollo 13.

O primeiro, A Negociação, é uma fita de ação, estrelada por Samuel L. Jackson, que conta a história de um policial-negociador que foi vítima de uma cilada: ele apareceu no lugar errado, na hora errada. Dessa forma, para provar sua inocência, entra na Divisão de Assuntos Internos do Departamento de Polícia de Chicago, toma o chefe da divisão e outras pessoas como reféns e exige o melhor negociador, Kevin Space, para ajudá-lo no em processo de liberdade.

O Senhor das Armas trata de questões éticas. Yuri Orlov, protagonizado por Nicholas Cage, é um famoso vendedor ilegal de armas e faz negócios com vários países, movimentando bilhões de dólares em favor dos Estados Unidos da América.

Invictus é a história do recém-eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela que, envolvido com o Apartheid, procura, por meio do jogo de rúgbi, unir os dois lados da nação: brancos e negros.

Em Mãos Talentosas, Cuba Gooding Jr. personifica o Dr. Ben Carson, considerado um dos maiores neurocirurgiões de todos os tempos. No entanto, ele tem uma vida difícil, por ser negro e pelas péssimas notas tiradas nos primeiros anos escolares. Por essas razões, sofre bullying, mas encontra nos ensinamentos da fé e da mãe a bases para construção da carreira. Forma-se na Universidade de Yale e alcança, com muito esforço e dedicação, seus objetivos.

Tempos Modernos é um clássico de Charles Chaplin de 1936 e aborda, de forma criativa e divertida, os processos industriais e organizacionais de uma indústria. É considerado uma obra-prima do cinema.

Por fim, Apolo 13 conta a história da expedição que quase acaba em desastre se não fosse a união de esforços dos três astronautas e da equipe de controle da Terra. O elenco têm nomes com Kevin Bacon, Tom Hanks e Ed Harris.

Como pudemos notar, as produções cinematográficas traduzem situações e cenários das constantes pressões vividas no mundo corporativo: tomadas de decisão, ética corporativa, trabalho em grupo, liderança, criatividade, estratégias, comunicação entre outras.

No entanto, é muito raro assistir a um longa pela primeira vez e entender todos os detalhes da história. Por isso, aqui vão duas dicas importantes para profissionais, professores e alunos: ver mais de uma vez o filme e fazer um fichamento dele. Mas por que fichamento?

O fichamento é um breve resumo de 10 a 15 linhas, em que se descreve a história do filme, para facilitar a pesquisa para a aplicação posterior em treinamentos ou mesmo em reuniões corporativas. E importante: nunca se esquecer de inserir os dados técnicos da produção, gênero, ano, atores e o assunto principal (ética, liderança, trabalho em grupo entre outros).

Poderíamos relatar várias outras produções interessantes, mas apresentamos esses para mostrar ao leitor as contribuições da sétima arte ao mundo da administração de empresas.

E pode ter certeza: ajuda, e muito! Mesmo para quem é fã de 007, como eu. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Rafael Souza Coelho (rafaelcoelho.consultor@gmail.com) é consultor e professor universitário.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Rafael, concordo com o teor do artigo. Os filmes têm, de fato, o poder de prender a atenção das pessoas. Além do que, ajudam muito mais na fixação do assunto principal do que a leitura de matérias/artigos sobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *