Compras coletivas trazem boas alternativas para economizar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mesmo passado o boom em que vimos centenas de sites de compras coletivas surgirem e desaparecerem, esse modelo de comércio ainda é interessante, desde que se atente para empresas idôneas e ofertas bem estruturadas.

Apesar de ser uma atividade recente – iniciou-se e ganhou força a partir de 2008 – as vendas online coletivas tiveram sucesso principalmente pelo momento atual da internet com o crescimento vertiginoso das mídias sociais.

Como o objetivo desse tipo de comércio é vender determinada quantidade de bens em um curto período de tempo e precisa de um número mínimo de participantes para ativar as ofertas, as redes sociais e o boca a boca virtual entre amigos e conhecidos, foram essenciais para a estratégia de venda de empresas como a Groupon.

Oportunidades para quem compra

comidas no GrouponPara os consumidores, a grande vantagem são descontos atrativos – em alguns casos até 80%.

E há desde produtos e serviços corriqueiros como comidas e restaurantes, até experiências mais exclusivas como pacotes de viagens, massagem e itens de lazer como passeios de helicóptero.

Entretanto, na mesma medida na qual temos boas negociações, também temos reclamações e descontentamento. Por isso, é preciso ponderar e, como em qualquer outra aquisição, conhecer bem os “vendedores”, a qualidade da entrega e as opiniões de quem já os contratou.

Oportunidades para quem vende

Se por um lado os consumidores são atraídos pelos ótimos descontos, por outro, as empresas veem nas compras coletivas um investimento para melhorar a visibilidade e o reconhecimento das suas marcas, vender estoques e ter a chance de alcançar clientes de uma forma rápida e direcionada.

Para elas, pode não haver lucro com as vendas, ou até mesmo haver custos, todavia, abre-se um ótimo canal que, com um pós-venda bem planejado, pode-se fidelizar clientes. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *