Sobre cenouras, burros e motivação para seguir adiante

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

É comum, no início da vida profissional, haver uma grande aceleração e a busca por oportunidades e desafios. A vontade de fazer mais e mais é intensa – e muitas vezes precisa até ser brecada por profissionais com mais experiência. Isso se mantém por um tempo.

Essa motivação move as engrenagens e ajuda na criatividade, na busca pela inovação e pelos resultados positivos.

Tentamos sempre ir além.

Depois vem a estabilidade, o conforto e a sensação de missão cumprida. Obviamente, colher bons frutos pelos trabalhos realizados e o conhecimento adquirido é ótimo, merecido, entretanto, se apenas colhermos, sem adubar, regar, podar os galhos ressecados, esses frutos podem minguar e, no pior dos casos, a árvore pode morrer.

E ainda mais: comer sempre maçãs enjoa. Há dias que queremos laranjas, bananas, uvas.

A acomodação na zona de conforto é perigosa. Muitos sabem disso, mas poucos conseguem sair dessa bolha antes do estouro. A maioria é reativa.

Guinadas na carreira

“Todo profissional passa por algumas guinadas na carreira, sejam essas esperadas ou não”. Meu amigo Fábio Ayçar me falou isso em uma das boas conversas sobre as nossas experiências de mercado.

Realmente a gente passa por essas guinadas e nem sempre se dá conta disso.

E independe da área. Mesmo profissionais considerados tops já se encontraram nessas curvas – algumas mais suaves e outras bem acentuadas. Aliás, há casos – não raros – de a guinada ser abismo abaixo, quando se “perde” tudo.

Mas, a diferença entre o perdedor e o vencedor, não é o sucesso final, mas a disposição para superar os limites: de escalar o penhasco, independente da dificuldade. E mesmo ir além: construir asas e sobrevoar todas as montanhas.

Faça uma análise: você tem o mesmo perfil profissional do início da sua carreira? Ou ainda: quer estar nesse mesmo “lugar” daqui a alguns anos?

O nosso burrinho

como fazemos nosso burrinho seguir adianteFrase feita, mas de grande sabedoria: o mundo se movimenta, então precisamos nos mover também para permanecermos vivos.

Seja de forma reativa, ao se adequar às novas realidades do mercado, à uma demissão, depois de enfrentar um problema de saúde. Ou proativa, quando surgem novos campos a serem explorados ou mesmo ao se iniciar um projeto empreendedor, certamente esse movimento, essa guinada acontecerá.

É preciso sempre estar atento ao entorno, às nuances e detalhes. E para isso, o planejamento da carreira é essencial. Quem está preparado, tem mais chances de prosperidade.

Então, há duas situações:

A cenoura pode ser colocada na frente do nariz do burro, para estimular o trote e guiá-lo na direção desejada – ação – ou pode ser colocada atrás do burro, cutucando-o para também seguir em frente, mas sem tanta ordem, definição e direção, devido às circunstâncias – reação.

E essa é uma questão de escolha. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *