Novo desafio empresarial: como armazenar tanta informação?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muito tem se falado na recente explosão de dados, já que 90% de toda informação do mundo foi colocada em rede nos últimos dois anos. Análises de grandes consultorias, como IDC, KPMG e Gartner, entre outras, mostram que o Brasil precisa expandir sua infraestrutura de comunicação para dar conta de um novo ritmo de tráfego de dados – em que o comércio eletrônico e o segmento corporativo deverão ser os grandes responsáveis por um aumento de oito vezes no volume de informações nos próximos quatro anos.

Além da hospedagem em nuvem, as empresas devem passar a investir pesadamente em Infraestrutura como Serviço (IaaS), Software como Serviço (SaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS), dependendo cada vez mais de uma conectividade segura para que os negócios prosperem. Isto sem mencionar a disponibilidade total e incondicional dos data centers – que serão colocados em xeque neste novo cenário de troca alucinante de informações.

Mais do que oferecer processamento e armazenagem de informações em larga escala, um data center eficiente deve fornecer um diagnóstico exato das necessidades da empresa que contrata seus serviços e corresponder às altas expectativas do cliente em termos de disponibilidade, performance e segurança. É igualmente fundamental garantir progressão contínua para cada etapa do crescimento da empresa contratante, que pode contar com uma instalação consolidada e dedicada, ideal para operações de processamento de dados de missão crítica com serviço ininterrupto, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.

Além do data center, a terceirização dos serviços de TI assumiu um formato consideravelmente diferente nos últimos anos. Hoje podemos oferecer soluções padronizadas dentro de uma base em que a empresa contratante paga apenas pelo que usar ou acessar. A cloud computing tem exercido um papel decisivo nessa possibilidade, permitindo que até mesmo empresas com um ambiente complexo de TI possam  manter o foco em seu core business e contar com soluções BPO (Business Process Outsourcing).

A base desse serviço é o processamento das aplicações e o armazenamento de dados fora do ambiente in-house. Trata-se de uma grande  rede de servidores conectados entre si, e que, por sua vez, se comunicam com clientes e estações de trabalho. Eles representam um amplo dispositivo de armazenamento e processamento de dados, proporcionando a otimização de sua utilização sem vincular um hardware a uma infraestrutura. Com base nessa tecnologia é possível flexibilizar e ampliar os serviços.

Até mesmo as pequenas e médias empresas não devem esperar pelo caos da explosão de dados, tomando providências para evitar uma trombose na rede de distribuição de informações. Afinal, é preciso que a informação tenha sempre como ser capturada, armazenada, processada e distribuída com segurança. Sempre. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Ezequias Sena diretor comercial da Online Data Center, empresa que atua há quase 20 anos em TI, correspondendo às novas demandas de mercado e alinhando as necessidades dos clientes com novas e eficientes tecnologias disponíveis.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *