Seu cartão de crédito em risco: cuidado com as fraudes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Dados levantados pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) apontam que o cartão de crédito representa, em média, 85% das transações no país, nível que os Estados Unidos espera alcançar apenas no ano de 2015. A entidade ainda revela que as fraudes com este tipo de cartão têm diminuído bastante, graças a inovações realizadas, como é o caso da implantação de chips. Mas, no que diz respeito ao comércio virtual, e-mails de sorteios, concursos e prêmios de instituições conhecidas podem ser perfeitas armadilhas utilizadas por criminosos, com intuito de obter informações dos usuários.

Hoje, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de países com fraudes com cartões de crédito, segundo a ACI Worldwide, empresa global de pagamentos eletrônicos. Segundo o sócio fundador e diretor operacional da Apura, Rodrigo Antão, administradoras de cartões, bandeiras e empresas de segurança no comércio virtual devem investir cada vez mais em mecanismos de prevenção e combate às fraudes, já que as tentativas de golpes com cartão de crédito são recorrentes e aumentam a cada ano no comércio eletrônico brasileiro.

“Os usuários devem ficar atentos para que não sejam alvos de fraudes. Entre as dicas, auxiliamos que desconfiem sempre de e-mails que contém ofertas com preços muito abaixo do normal, já que mensagens fraudulentas também são enviadas em forma de sorteio, concursos e prêmios. É importante comprar apenas em sites que possuam uma boa reputação, e evitar preencher cadastros ou efetuar atualização de dados em sites desconhecidos. E, o mais importante, é saber que instituições financeiras, bancos, bandeiras e administradoras nunca solicitam o número do cartão por e-mail”, aconselha o sócio fundador e diretor de tecnologia da Apura, Sandro Süffert.

Além das dicas básicas de segurança voltadas aos usuários, bancos e administradoras também devem ficar atentas a questões como estas, pois em determinados casos podem ser responsabilizados pelas fraudes. Neste sentido, uma das maneiras de conseguir detectar, compreender e corrigir ameaças é investir em soluções de segurança cibernética que fornecem visibilidade com perspectivas diferentes, como é o caso do CIRT (Inteligência Cibernética & Tecnologia de Resposta).

O software é o primeiro a integrar informações forenses da rede, do servidor e a auditoria de dados a larga escala, gerando relatórios para empresas de cartão de crédito, em uma única interface. A novidade facilita o monitoramento contínuo, permitindo de forma proativa e reativa a identificação, análise e correção de incidentes de segurança de qualquer tipo, sejam eles invasões, vazamentos de dados ou ameaças avançadas e contínuas. O CIRT também possui a capacidade de analisar e correlacionar dados estatísticos e variáveis dos servidores e o tráfego de rede, obtendo resposta a incidentes e oferecendo capacidade de remediação remota múltipla e segura. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *