[ Carreira ]

Oito passos para melhorar a sua liderança

26 de fevereiro de 2013, 08:05

Os líderes nascem prontos? É possível desenvolver e aprimorar habilidades e competências? O que fazer para se tornar eficaz? Veja algumas dicas nesse artigo.

Por Julio Cesar Santos

Há algumas décadas estudiosos do assunto consideravam a liderança como a capacidade de uma pessoa persuadir a outra apenas com o poder de suas palavras. Além disso, também se acreditava que os indivíduos já nasciam com as características e as aptidões próprias de um líder.

Porém, atualmente, já se sabe que os valores, os ideais e as características do líder podem ser aprendidos por meio da sua experiência e do seu relacionamento com o meio ambiente.

Liderança é uma habilidade humana completamente subjetiva e nem todos aqueles que ocupam cargos gerenciais a possuem, pois apenas poucos são líderes natos, ou seja, nasceram com as características próprias de um líder.

Mais recentemente outros autores passaram a definir a liderança como sendo “o uso da influência simbólica – não coercitiva – para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo a fim da realização dos objetivos desse grupo”.

Diante dessa afirmativa pode-se dizer: para que exista liderança são necessárias duas condições básicas:

  1. Tem que haver liderados;
  2. E, ambos – líder e liderados – têm que ter os mesmos objetivos.

Sendo assim, aconselha-se aos atuais líderes algumas ações que podem torná-los eficazes:

  1. Constituir a sua própria equipe com pessoas mais heterogêneas possíveis. A consequência disso é que os profissionais irão interagir com outros, cujos pontos de vistas sobre vários assuntos são completamente diferentes e, certamente, isso é uma boa oportunidade de aprendizado.
  2. Treinar continuamente sua equipe. Ao fazer isso, o líder demonstrará aos seus liderados sua habilidade técnica no assunto e, dessa forma, ele será respeitado por isso sem precisar ser arrogante e dizer que domina o assunto mais do que eles.
  3. Planejar o trabalho sintonizando-o com as capacidades individuais da sua equipe. Dessa forma o líder utiliza as habilidades de cada um de maneira precisa para cada tarefa a ser realizada.
  4. Motivar sua equipe de trabalho. Deve-se ajudar na motivação dos profissionais a fim de sempre buscar as melhores soluções para os objetivos propostos.
  5. Monitorar e avaliar o desempenho do seu grupo. Monitorar significa cobrar e isso é tarefa do líder. Além disso, todos nós gostamos de saber como estamos indo no nosso trabalho. Daí, a avaliação de desempenho.
  6. Recompensar o desempenho positivo de seus colaboradores. Uma das principais formas de motivar pessoas é recompensá-las por terem alcançado suas metas.
  7. Demonstrar confiança na sua equipe. Somente com confiança é que se constrói um relacionamento de valor.
  8. Fornecer uma ampla visão do mercado aos seus seguidores. Mostrar aos liderados sua importância no esquema organizacional; ou seja, os profissionais precisam estar cientes da sua importância nos resultados organizacionais.

[Webinsider]

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Sobre o Autor:

Julio Cesar Santos (@profi59) é professor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Commercio (RJ), autor do livro: “Qualidade no Atendimento ao Cliente” (Ed. Clube de Autores) e coautor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados" (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Blog: Profigestão.

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