Associativismo faz bem às agências digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Um dos principais ensinamentos que aprendi com meu avó é que mais vale ser protagonista em uma caminhada do que coadjuvante em uma maratona.

Tempos depois, entendi que “Seo” Benedito, como era conhecido por todos, queria me dizer que se desejarmos ser parte de algo maior, precisamos estar disponíveis para esta transformação. Estes ensinamentos certamente nortearam a minha busca pelo associativismo e posterior filiação à APADi – Associação Paulista das Agências Digitais.

O meu objetivo inicial era aprender com os colegas que certamente encontraria na associação.

Minha expectativa era ajudar e ser ajudado na superação dos desafios profissionais do dia a dia. Posso afirmar que tais desafios não são poucos, sobretudo para um micro e pequeno empresário, independente de seu ramo de atuação. Dúvidas quanto a gestão do negócio, gerência dos recursos humanos, questões tecnológicas e de infraestrutura são dilemas enfrentados diariamente por todos. Isso sem contar a questão tributária que é um caso a parte.

Estar em uma associação me garantiu acesso a um grande grupo de pessoas. Parte delas já haviam encontrado soluções para questões que eu enfrentava naquele momento. Este cooperativismo me motivou a retribuir a atenção que recebia de meus pares e estendê-la para outros empresários do setor digital, sobretudo os atuantes fora da capital. Dentro desta iniciativa, convidei uma série de outros empresários do mercado de comunicação digital localizados no interior paulista a fazer parte da APADi.

Um destes convites foram para André Campelo e Flávio Aguiar, donos da então XY2 – agência digital que já demonstrava, em seus primeiros anos de vida, uma atenção especial a governança e excelência em seus serviços. Anos depois, André se tornaria – junto comigo – diretor da associação, sendo inclusive um importante aliado nas atividades de expansão da APADi para o interior paulista.

Paralelo as nossas atividades na APADi, sempre conversávamos, eu, André e Flavio, sobre os rumos do mercado. Não demorou muito a percebemos a sintonia entre nossas empresas que, aliada ao momento e o ambiente propício, formaram o cenário ideal para a realização de nosso movimento de fusão.

Nascia então a Digitale.XY2, uma empresa de marketing digital que surgiu do gosto e da dedicação dos seus sócios ao movimento do associativismo. Isso porque, paralelamente ao trabalho como diretores da associação, fomos percebendo em nossos próprios negócios que, ao unirmos forças, poderíamos ser verdadeiramente full service, entregando a partir da união de nossos serviços o que uma agência digital realmente se propõe a fazer.

Além disso, percebemos que a união de nossas operações garantiria uma presença logística no interior paulista nunca antes formada, oferecendo atuação nas cidades de Campinas, Ribeirão Preto e em São Paulo, por meio de um time de aproximadamente 40 profissionais, que conheciam bem as características do mercado e da região em que atuam. Era o discurso: Pensar global, agir local na prática.

Parte importante de todas estas transformações profissionais só foram possíveis graças ao associativismo e a APADi. Fico feliz de ter ouvido meu avô e hoje ter energia e fôlego para continuar nesta caminhada profissional, colaborando e recebendo colaboração de muitos. Vamos em frente! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Samuel Leite é CEO da Digitale.XY2 e diretor de expansão para o interior da APADI – Associação Paulista de Agências Digitais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *