O valor da boa reputação no e-mail marketing

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

“Enquanto o caráter pode ser considerado o que temos quando vamos embora, a reputação se constrói apenas em um momento, no da chegada”. A definição acima é do jornalista e cineasta Arnaldo Jabor. Tenho certeza de que ele não estava pensando em e-mails quando a escreveu, mas ela descreve perfeitamente o momento que vivemos neste mercado.

Da mesma maneira que uma pessoa, inevitavelmente, é avaliada pela sociedade, as instituições também atravessam o mesmo julgamento Neste sentido, grandes corporações, provedores de e-mail e entidades que combatem o spam – como a Microsoft, Yahoo, Google, Cisco, Amazon, e outras – se posicionaram, encontrando um jeito bastante prático para reverter a imagem de que e-mail marketing está associado a spam, criando a seguinte equação: e-mail marketing = reputação + engajamento.

Daí a importância de se investir em uma equipe qualificada para disparar e gerenciar suas campanhas de e-mails marketing. De acordo com o que a Return Path, companhia líder mundial em certificação de e-mail e monitoramento de reputação, divulgou recentemente no “Relatório de Reputação do Remetente: Fatores Chaves que Impactam a Entregabilidade do E-mail”, conduzido no final do ano passado, a reputação ainda é fator essencial na relação transparente e por consequência, da confiança que irá se estabelecer entre empresa e consumidor.

Basicamente, o estudo avaliou como a reputação impacta significativamente a entrega de e-mails para o público. Um dos dados que mais chamam a atenção é que, no Brasil, somente 63% dos e-mails comerciais chegam até a caixa de entrada. Daí a importância de seguir as boas práticas. Elas serão (já estão sendo) as principais responsáveis por evitar que as mensagens sejam despejadas no spam e garantir a comunicação direta e efetiva com o público.

Para conquistar a boa reputação, focar na transparência em todas as etapas acaba sendo a ação mais importante do processo.

Tanto o opt-in quanto opt-out precisam funcionar perfeitamente, pois isso garante que sua base de dados seja somente de pessoas interessadas em seus conteúdos. Ainda no primeiro contato, no momento do cadastro, é importante adotar como estratégia o Double Opt-in, com a qual é possível confirmar a autenticidade dos endereços cadastrados.

Além disso, outro ponto considerado importante pelos provedores na hora de avaliar a reputação dos remetentes é a interação dos usuários com suas campanhas. É preciso garantir que a sua base de dados não contenha endereços inativos, que são aqueles que até passaram pelo processo de opt-in, mas mesmo assim se apresentam como um risco à sua reputação. Para se “livrar” deste problema, indico que as empresas deixem de enviar e-mails aos usuários que não abriram nenhuma de suas campanhas nos últimos 120 dias.

Facilitar a vida do usuário e destacar o link de opt-out também é indicado. Muitas vezes, as empresas acham que vão reter o contato se mascararem as formas de descadastro, mas os problemas gerados são ainda maiores. Este é um fator que tem contribuído para manchar a reputação das empresas. Com a evidência do botão “Denunciar Spam” nos principais provedores e com a dificuldade de se descadastrar, os usuários acabam clicando, às vezes inadvertidamente, nesta opção. A dificuldade dos usuários em fazer uso do opt-out levou a 70% o índice de queixas para e-mail marketing, disse a pesquisa (um número extremamente alto).

Adotar estas medidas é princípio básico para a construção de sua reputação. Assim como o sistema se baseará em sua reputação para decidir se a sua mensagem será recebida na caixa de entrada ou no lixo eletrônico, o mesmo ocorre com sua imagem: basta apenas um deslize de postura para que sua imagem seja arranhada. E a confiança, dizem, é como papel amassado. Uma vez maculado, ele nunca ficará perfeito novamente. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Victor Popper (@victorpopper), CEO da All In.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Ótimo artigo. Vale lembrar que ferramentas confiáveis como MailChimp ajudam muito a aumentar a reputação dos e-mails enviados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *