As empresas precisam pensar cada vez mais em mobilidade

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A mobilidade digital ganhou a cena no ano de 2012 e já vem sendo apontada como uma verdadeira revolução tecnológica.  Com isso as perspectivas para 2013 são extremamente favoráveis, principalmente para o mercado de negócios da indústria e varejo.

Assim como apontam as pesquisas, nossa expectativa também é de aquecimento de mercado em vários setores, ainda mais com a chegada da internet 4G no Brasil, trazendo melhoria no serviço de internet. A tendência é aumento do número de usuários, contribuindo para consolidação do cenário mobile no âmbito de negócios. No setor varejista vender tornou-se mais prático, informar tornou-se mais rápido e a credibilidade dos usuários vem crescendo e aumentando a demanda de serviços e produtos disponíveis através dos dispositivos móveis.

Até 2020, serão mais de 20 bilhões de celulares, tablets e outros dispositivos portáteis conectados à internet, no mundo inteiro.

Mobile banking

No segmento de serviços bancários, em 2012, o Brasil se destacou mundialmente pelos avanços tecnológicos apresentados. O mobile banking amplia o acesso à informação, agiliza a prestação de serviços e facilita o dia a dia das pessoas, de qualquer lugar, a qualquer hora.

Mobile shopping – B2C

A possibilidade de comprar pelo celular, com pagamento via cartão de crédito, foi a verdadeira novidade no primeiro semestre de 2012. Atentos a isso, os varejistas se movimentam cada vez mais para atender estes consumidores “tech savwy”, ou seja, consumidores que entendem muito de tecnologia, sabem como isto funciona e querem experiências de compras perfeitas.

Ferramentas online para facilitar negócios – B2B e B2C

O mercado crescente está gerando demanda por soluções que tornem as relações de compra e venda mais dinâmicas. Acreditamos que a automatização de processos relacionados à venda desponta como uma necessidade imediata para quem está acompanhando esta mudança de comportamento dos consumidores e quer atender suas novas expectativas. Através de ferramentas digitais personalizadas, as empresas passam a oferecer acesso rápido e prático às suas ofertas e facilidade para que os consumidores possam executar a compra dos produtos, a qualquer hora e de qualquer  lugar.

Recentemente nossa agência digital, desenvolveu ferramentas importantes para fomentar e facilitar negócios na área da indústria e varejo. Criamos uma ferramenta de catálogo e pedidos para Yellow Brinquedos, empresa que comercializa produtos da marca Disney no Brasil, desde 2002.

Este ano, durante a maior feira de brinquedos da América Latina, a ABRIN 2013, a Yellow estará operando com o catalogo de produtos e pedidos desenvolvido pela AfirmaCC, proporcionando maior agilidade e uma nova experiência para os clientes da marca.

Desenvolvemos este mesmo para a empresa HIGRA, referência mundial no segmento de bombas anfíbias e aeradores, que conquistou o topo do segmento ao conseguir unir tecnologia de ponta e sustentabilidade para o sucesso dos negócios. Criamos uma ferramenta de catálogo de produtos, dimensionamento de bombas, análise de mercado e retorno do investimento, para tornar ainda mais ágil e produtiva a relação  entre HIGRA, representantes e clientes.

Para ambas as empresas as vantagens de obter soluções como estas, vão além da otimização do processo de venda. Entre as tantas vantagens destacam-se:

  • Diminuição dos custos com produção de catálogos e distribuição;
  • Total controle de vendas e estoque;
  • Disponibilização ilimitada de catálogos para todos os clientes via download;
  • Agilidade na entrega de informações sobre os produtos aos representantes e clientes;
  • Atualização de produtos e lançamentos de forma mais prática e rápida;
  • Maior alcance de público com acesso às ofertas.

É importante também considerar que ferramentas como estas, são construídas para atender a um perfil de venda consultiva, no qual, por meio de um formulário eletrônico, é possível estabelecer o retorno que o cliente irá ter com a aplicação do novo produto, além de melhorar e muito o processo de orçamentação que é bastante técnico e precisa levar em consideração uma serie de dados técnicos, matemáticos e financeiros da compra e do produto.

Nós, da Afirma.CC estamos desenvolvendo projetos digitais no Brasil todo, principalmente nos estados do RS, SP e MG. Conforme nosso diretor de tecnologia, um dos sócios da empresa, Anderson Oliveira, “nossa equipe surfa tendências e oferece soluções alinhadas com a realidade do negócio dos nossos clientes.”.

Entendemos que mobilidade digital está transformando o cenário de negócios e já pode ser considerada peça chave para conquista de mercado. A próxima geração de consumidores será totalmente “tech savwy” e as empresas serão obrigadas a atender a demanda com mais eficiência e agilidade.

É impressionante como os empresários não sabem o que a mobilidade pode mudar nos seus negócios e é ai que nós profissionais podemos atuar de forma consultiva, vendendo solução e não serviço. [Webinsider]

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Roberto Soares Costa é empreendedor, especialista em marketing digital e gestão de projetos web. Sócio na agência digital Otimiza).

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