O homem que não vê valor, não tem valor e não propõe valor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Whisky ou água de coco pra mim tanto faz
Eu já tô cheio de tesão
E cada vez eu quero mais
Cada vez eu quero mais
Naldo

Este primor, não tanto musical quanto radiográfico do status quo cultural de uma sociedade hiperexcitada, é o retrato fiel do último homem nietzschiano: aquele que não vê valor, não tem valor e não propõe valor, sendo, portanto, paisagem indefinida, marionete dos sentidos e intenções alheios, tais como viciados.

Não há aqui a intenção de uma moral no sentido mais tradicional de seu entendimento, mas uma moral relativa ao poder constituído através da potencialização do instante. Me explico: tanto whisky quanto água de coco tem seu valor referente à maior adequação, principalmente ao momento – na praia, pós-esporte, o valor da água de coco é inegável, enquanto em um happy hour o whisky cumpre seu papel com louvor.

Mas então, qual o ponto aqui?

Exatamente o da interrogação, da busca, do questionamento, da escolha. Contudo, como escolher em meio a hiperexcitação, onde, desgastados pelo prazer, já não mais o sentimos, somos antes por ele consumidos? Se não há abertura para as nuances e diferenças que enriquecem a experiência e nos conduzem a uma elevação do ânimo através do jogo interno de nossas faculdades, se tudo deve ser entretenimento, espetáculo, diversão, dinheiro e gozo, essa constância vicia e debilita o aprimoramento do gosto e, consequentemente, do refinamento da escolha.

Se passamos a conhecer apenas “Alto, em cima! Alto, em cima! Alto, em cima! Em cima! Em cima! Em cima! Em cima!”, como Naldo ‘denuncia’ com propriedade no intuito de “jogar o clima lá no alto”, como poderemos almejar superação ou qualificação de algo, se por falta de contraste e reflexão geramos uma zona de conforto que nos prende a nós mesmos sequestrando a vontade para voos mais altos e acomodando-nos com o que há de mais rasteiro dentro do espectro humano – a animalidade corpórea cuja reprodutibilidade se prolifera aos montes nas academias, farmácias e clínicas cirúrgicas Brasil e mundo afora.

A beleza da sensualidade, próprio da unicidade da alma em sua materialização corpórea, hábitos, gestos e jeito, tudo isto se alisa como chapinha para homogeneizar aquilo que nos distingue e no máximo se infla como bíceps para alentar a todos da perda de si mesmos para um sistema que é opressor na justa medida de nosso comodismo – é cômodo ser menor, como diria Kant em seu artigo “O que é esclarecimento”, desnudando no crepúsculo do século XVIII a verdade oculta na aurora deste novo milênio que se inicia.

A sadia alternância entre opostos complementares é salutar à educação estética do homem à sua interdependência, alimentando seu ânimo a ter coragem de comprovar seus valores de forma independente, na consciência de sua ação dependente, respeitosa quanto aos valores alheios, zeloso quanto ao valor do Todo.

E é este processo de escolha que precisa ser resguardado, incentivado e incrementado na rede: ao optar por ler ou não algo inicia-se também o processo de escolha da fonte; devemos nos estimular à conveniência do confrontamento entre versões para criar nossas próprias verdades, quebrando assim o paradigma tradicional de ter alguém responsável por nossa segurança e opinião (liberdade).

Quem seguimos, deixamos de seguir, bloqueamos, indicamos; o que criamos, consumimos e compartilhamos, tudo isto é de inteira e exclusiva responsabilidade nossa – e faz diferença sim o tempo que empenhamos em cada interação, sendo o valor determinado pela natureza e intenção da interação, bem como com seu fim, propósito; vale o questionamento constante: afinal, qual minha meta e como ela se manifesta nesta minha ação, que é livre e oriunda de minha escolha?

E não adianta esconder-se por trás do comodismo tecnológico que nos seduz oferecendo mais do mesmo.

Uma revolução está em curso – a revolução do comportamento: a revelação da excelência interior que molda seu mundo a sua imagem e semelhança.

No entanto, ainda somos reféns de nossa própria mediocridade. Subutilizamos o poder da rede; não por muito tempo. Afinal, a “lei” do “mercado” é implacável: quando alguém descobrir que a rede converge potências ao poder, todos seguirão esta “nova onda”.

Responsabilize-se por sua realidade a cada escolha – Altiora Semper Petens (latim: buscando sempre o mais elevado) – ou, como diria o Naldo, “Em cima! Em cima! Em cima!”; só que não: é pra cima! pra cima! pra cima!, porquanto não podemos nos acomodar no topo – até por ser algo ilusório e arbitário, sempre em constante expansão, e enquanto zona de conforto representar o princípio do fim, pois após o topo, vem a queda.

Espero que você pense sobre o acima comentado, assine embaixo e reflita que tens total liberdade de dar às coisas ao seu redor o valor que sua atenção, recurso finito compreendido entre seu nascimento e sua morte, merece. Vivemos a realidade com a qual nos conectamos e que compartilhamos. E, se tempo é dinheiro, em que andas investindo?

Escolhe, pois, a vidasempre em frente, um passo a cada escolha. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Klaus Denecke-Rabello (twitter.com/klaus2tag ) é consultor da 2tag.net, diretor de comunicação da AMIpanema, professor de comunicação digital da ESPM-Rio e consultor da campanha nacional de acessibilidade. Escreve blogs sobre desenvolvimento sustentável e filosofia e acredita no papel transformador das marcas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *