As empresas e a dependência da Tecnologia da Informação

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Diante dos diversos desafios enfrentados hoje em dia pelos executivos brasileiros, é cada vez mais importante obter informações que favoreçam uma visão geral da organização e de tudo o que está sob sua responsabilidade. Essa necessidade é ainda maior no que diz respeito à redução de gastos, ao aumento de produtividade, ganho de participação de mercado, aumento nos lucros e geração de valor para o negócio, entre outras exigências de um ambiente altamente competitivo.

Em face da complexidade das organizações e de um mercado de atuação global que exige agilidade e eficiência, a tecnologia da informação é considerada um importante componente para a concretização de planejamentos e projetos. Nesse cenário, os softwares de gestão da performance corporativa (Corporate Performance Management – CPM) representam uma das grandes demandas de investimento em tecnologia pelas empresas no mundo inteiro.

Para tomar decisões estratégicas, o executivo tem de contar com informações que deem uma visão geral de seu negócio. Por exemplo, é importante ter a exata noção da distribuição de vendas de seus produtos e serviços por região em determinado período. Mas isso não quer dizer que ele terá de analisar a lista de notas fiscais referentes a esses meses. Essa situação ilustra bem a diferença entre “dado” e “informação”. Nesse sentido, quando é necessário analisar diversas áreas da empresa em conjunto, a geração de informações organizadas e estruturadas é fundamental para o bom desempenho nos negócios.

Sugiyama afirma que a solução que melhor atende as demandas descritas e que vem sendo cada vez mais utilizada no mundo corporativo é a CPM.

A tecnologia da informação tem evoluído rapidamente em todos os aspectos. O CPM é um sistema de gestão estratégica baseado na utilização da TI para atender os executivos em relação à necessidade de informações. Ele permite que os usuários visualizem métricas, metas e detalhes de desempenho em painéis de controle, scorecards, planos financeiros e relatórios, a partir de sistemas integrados que possibilitam visualizar a relação de causa e efeito entre as diversas etapas do processo. Desta forma, o sistema proporciona a rápida identificação de oportunidades de otimização no desempenho da organização e a consequente realização de ajustes para que os objetivos estratégicos sejam atingidos.

Para o especialista, são seis os principais benefícios de se investir num CPM:

  1. Desdobramento da estratégia empresarial até os planos individuais de execução;
  2. Simulação dos impactos econômico-financeiros nos resultados da organização no momento de definição da estratégia;
  3. Padronização da medição de desempenho;
  4. Acompanhamento e controle dos resultados realizados;
  5. Disponibilidade de informações adequadas que possibilitam decisões mais rápidas e assertivas;
  6. Visão holística que permite a mudança da estratégia empresarial sempre que necessário.

Por causa da alta complexidade dos negócios, dos modelos de gestão e da necessidade de agilidade nos processos, para conseguir gerar as informações necessárias para a gestão de uma empresa em tempo hábil, é preciso se apoiar num eficiente sistema de informação gerencial.

A geração de um modelo estruturado que garanta a concretização do planejamento estabelecido pela alta direção só é possível através do uso de sistemas que garantam acompanhamentos periódicos e que forneçam as condições ideais para que os objetivos sejam atingidos. Sendo assim, a tecnologia da informação se faz imprescindível na atual gestão empresarial. [Webinsider]

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Alex Sugiyama é gerente da Unione.

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