Quatro dicas essenciais para a comunicação em uma startup

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Juntar profissionais com competências diferentes é uma das premissas básicas para quem vai empreender apoiado ao conceito startup. É necessário um gestor, um especialista em finanças, outro em negócios e vendas, outro da área jurídica e um comunicador – seja profissional de marketing, publicidade ou especialista em comunicação corporativa (jornalista ou relações públicas).

Há alguns anos ajudo empreendedores a alavancarem seus negócios, por meio da Comunicação 360º, com foco na informação. Com modelos corretos de planos comunicacionais é possível que o “startupeiro” atraia a atenção de investidores, públicos-alvo, parceiros, formadores de opinião e da sociedade.

Baseado em experiências (erros e acertos), posso dizer que um plano de comunicação para ajudar a alavancar startup não utiliza o modelo tradicional, muito comum em empresas mais antigas. Geralmente, estes não levavam em consideração a rapidez e dinamismo das informações nos dias atuais e não ponderavam flexibilidade com os consumidores/clientes, alvos do produto oferecido pela startup.

É vital identificar os principais pontos de seu modelo de negócio, antes de falar em comunicação. Isso porque os planos podem conduzir sua startup para diversos caminhos – dependerá, ainda, do perfil dos sócios, caso tenha. Após verificar a estrutura, produto/serviço e canais de escoamento, é hora de conversar com quem entende de planejamento de comunicação.

O próximo passo está relacionado à imagem institucional da sua empresa.

Como quer ser conhecido no mercado? Uma boa apresentação impressionará seus clientes. Esse é um fator que muitos novos empreendedores – principalmente os gestores de startups esquecem-se e pecam na hora de comunicar.

E os sócios, qual é o perfil de cada um? Fundamental saber quem é bom e em qual área da empresa poderá atuar diretamente. Quem tem maior facilidade e conhece bem o negócio para falar com a imprensa? E quem será o responsável pela busca dos colaboradores, parceiros, fornecedores? Haverá um profissional que se apresente compatível a posição de “Relações Internacionais”? Pense nisso, é importante começar com os dois pés no chão.

Já, sobre investidores, eles podem chegar por vários caminhos. Uma ferramenta amplamente difundida para a comunicação com formadores de opinião é a imprensa. Muitos clientes também chegam através da exposição nas mais variadas mídias. Além disso, essas ações fortalecem a imagem institucional da marca ou produtos e geram visibilidade. Onde estão seus potenciais financiadores e clientes?

Aqui vão algumas sugestões práticas para gestores de startup que querem empreender com organização e eficiência na comunicação em sua volta:

1 – Pesquisa de mercado e conceito da marca. É importante conhecer a visão, missão e valores de sua empresa. Ainda não estão colocando na prática conceitos que acreditam? Esta é a primeira parte do trabalho na comunicação institucional. Criação de processos para gerar contatos eficientes com investidores, parceiros ou profissionais do setor. Quem é referência para você no campo em que atua?

2 – Planejamentos ligam gestão à comunicação. Para atingir metas é importante analisar: onde estou? E onde posso chegar? Essa é a hora de iniciar a criação de uma identidade unificada para a empresa. Como faz apresentação dos produtos e serviços? E os perfis dos porta-vozes? Qual será a linguagem do site e outros canais de comunicação? Haverá estudos de mercado? O próximo passo relaciona-se com a criação de planos de comunicação e gestão – para o ano em questão e, no máximo, um plano ousado para o ano seguinte. Isso porque Startups são dinâmicas e precisam de flexibilidade para atender aos mercados, garantindo aos empreendedores e investidores sucesso nos mercados de atuação;

3 – Gestão e relações institucionais via imprensa. Escolhido os canais, o tipo de comunicação e os objetivos, é hora de iniciar as ações de comunicação mais abertas e direcionadas aos diversos púbicos, planejados pelos consultores/assessores e os gestores das empresas. Já é possível comunicar à sociedade, aos mercados, aos parceiros e, principalmente, aos formadores de opinião de massa – os jornalistas.

Um importante ator nas estratégias de institucionais de startups é a assessoria de imprensa. A consultoria é realizada por jornalistas e relações públicas que com bons relacionamentos e networking junto a formadores de opinião nas diversas redações jornalísticas do país. São profissionais que conhecem os perfis dos jornalistas e outros formadores das redações, acompanham os movimentos sociais e auxiliam os profissionais de comunicação a identificarem tendência, novidades e temas que gerem valores ao país e aos seus mercados. A exposição opinativa nas diversas mídias (jornais, internet, TVs e rádio) tende a atrair a atenção de investidores, clientes e impressões na opinião pública/privada para empreendedores e seus negócios e produtos;

4 – Ampliação de mercados e novos negócios. Estabelecidos no mercado, hora de criar uma cultura de informação e notícias dentro do empreendimento, fazendo com que as relações institucionais e públicas estejam impecáveis para os públicos conquistados, por meio da comunicação social. É através dessas “medidas” que terá a oportunidade de receber feedbacks espontâneos sobre a atuação da empresa no mercado, se informar sobre concorrentes e terá mais chances de conseguir espaços disputados na imprensa que cobre empreendedorismo. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Thiago Ermano é jornalista da Anunciattho Comunicação, especializada em comunicação corporativa para startups.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *