Quem é você? O real e os avatares se confundem online

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Não adianta insistir: a vida não aceita pause. Nem mesmo nas situações em que ela é cinzenta, monótona, cansativa… sem vida. Enquanto isto, nas redes sociais, a adrenalina pulsa, o dia a dia é empolgante, motivador, colorido e, os spams, imediatamente bloqueados. Nesta solidão globalizada, a inovação se esconde da razão e esbarra na contradição.

Para iniciar, somos incentivados a completar cada detalhe do perfil, mas desaconselhados a nos mostrar por inteiro. O enigmático sorriso, que paralisa por instantes o acelerado momento real, movimenta incansavelmente o sempre simpático ambiente virtual.

Na democrática telinha, petições não são redigidas por advogados nem textos publicados apenas por jornalistas; receitas de vida também não recebem a assinatura de “chefs” e muito menos de psicólogos. Neste mundo, onde se assina Dr. Especialista, o eventual e enriquecedor debate disputa espaço com a frequente e contagiante banalidade.

São inovadores e seguidores; replicadores e copiadores. Todos são amigos: alguns se conhecem, há os onipresentes e os que são chamados simplesmente por “eles”. Poucos influenciam sem quase postar, outros publicam demais e repercutem de menos. Muitos fazem tudo para aparecer; raros se destacam sem nada fazer. A maioria compartilha o sorridente “Bom dia” geral, na esperança de encontrar a felicidade integral.

Neste peculiar universo, a viagem, de duplo sentido; divide o mesmo ambiente com a inveja, sem sentido. Haja paciência. Mas ela não pode esperar; incessantemente é preciso teclar. A linguagem? Não é preciso acertar, basta abreviar. Nem parar para pensar; nem pensar em parar.

“Stop” é retrocesso, mas “pause” evita o excesso. De vez em sempre, saia da tela e divorcie-se do mouse, apenas um amigo inseparável. No virtual, viva o global; no real, priorize o individual. A vida não deve ser necessariamente comentada ou rapidamente compartilhada; mas obrigatoriamente curtida. Ela é sua; é única. Sem limitação de caracteres; seja o que quiseres. Agora, uma atitude a tomar: deletar o idealizado “avatar” para o seu eu por inteiro vivenciar. Deixe a felicidade te levar. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Mauro Wainstock - é jornalista, cronista e editor de livros.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *