Você entende a taxa de conversão do seu e-commerce?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Há muitos casos de gestores de e-commerce que se desesperam ao comparar a taxa de conversão de sua loja com a do seu concorrente, com a de lojas de outros segmentos e, até mesmo, com a taxa de conversão de sites de outros países. Desesperam-se, mas não questionam se faz sentido esse tipo de comparação.

O maior problema está na falta de capacidade analítica para desenvolver o negócio: como alguém responsável por um e-commerce pode tomar decisões se não sabe exatamente como são geradas as informações que suportam sua loja virtual?

Medir a taxa de conversão é extremamente importante para um e-commerce, pois mostra os resultados gerados pela estratégia de marketing digital. No comércio eletrônico, estes resultados são os pedidos de compra. Até aqui tudo bem, certo? O ponto que causa muita confusão entre os profissionais de e-commerce diz respeito a qual universo de acessos é utilizado na taxa: visitas, visitantes ou usuários?

Você precisa saber que visitas, visitantes e usuários são três métricas diferentes que, apesar de estarem relacionadas entre si, se forem mal-interpretadas podem levar a conclusões errôneas e tomadas de decisão catastróficas.

É importante entender a relação hierárquica entre as três métricas: o usuário é a medida que mais se aproxima de uma pessoa; o visitante é um desdobramento das ações do usuário, ou seja, podem haver dois visitantes em seu relatório que, na realidade, são uma única pessoa e; por fim, a visita é outro desdobramento do visitante.

Assim como o universo (visitas, visitantes, usuários), a taxa de conversão também é influenciada de acordo com o período de tempo que está sendo analisado. São inúmeras possibilidades, que vão desde um dia até anos. O que realmente importa é identificar o que cada período quer dizer e qual é mais adequado ao seu negócio.

Além de se preocupar com o período de tempo, é necessário ter cuidado com a sazonalidade e ações de marketing. Um exemplo é observar a queda na taxa de conversão de janeiro em relação a dezembro e concluir que ocorreu algum problema com o e-commerce. Dezembro é o mês em que ocorrem mais vendas devido ao Natal e geralmente a taxa de conversão é mais alta.

Para evitar este tipo de conclusão errônea, além de analisar a tendência da taxa de conversão ao longo tempo, compare também com o mesmo período de tempos passados (por exemplo, dezembro de 2012 com dezembro de 2011 ou primeira semana do mês com a primeira semana do mês anterior).

Cada negócio é único e a resposta de qual métrica utilizar dependerá do segmento de atuação, da estratégia e objetivos e do comportamento do consumidor.

No final, o que importa não é a métrica em si, mas sua capacidade de análise para encontrar oportunidades de melhora e criar de ações para aumentar as vendas. Este é o objetivo final. Veja qual é a melhor métrica a ser utilizada para o seu negócio no whitepaper completo “Taxa de conversão no e-commerce: todos medem, mas poucos entendem”. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Roberto Kakihara, diretor de marketing da Chaordic.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *