A evolução da visão estratégica do Google

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quando falamos em busca do Google, estamos acostumados a pensar naquele padrão de resultados com links azuis, um link abaixo e uma pequena descrição. Talvez mais algumas URLs ao lado, mas essencialmente esse é o formato clássico da página de resultados das ferramentas de busca. Essas formas de exibição do conteúdo estão passando por diversas mudanças, assim como os próprios resultados, alguns já exibidos diretamente na própria página do Google, sem precisar entrar em outro site para obter a resposta.

Knowledge graph

Uma das principais mudanças na página de resultado do Google foi a exibição de conteúdo ao lado direito da página. Experimente digitar “Alemanha” no campo de busca. Repare que no lado direito aparecerão algumas imagens, como a bandeira alemã e também seu mapa político. Além disso, estarão acompanhadas algumas informações como uma breve introdução sobre o país, qual a capital e população. Todos esses dados são de fontes como Wikipédia e Banco Mundial.

Essa mudança aconteceu com a atualização batizada de Knowledge Graph, descrita como o primeiro passo na nova geração de buscas. O que ela faz é sumarizar informações que dificilmente sofrerão mudanças, capital de um país, data de nascimento de um ator ou diretor de um filme.

Foi uma atualização positiva por vários pontos de vista, principalmente pelos usuários, que deram ótimos feedbacks. Eles consideraram excelente receber suas respostas imediatamente na página de resultados, sem precisar entrar em outra página, e aí sim obter a resposta. Essa atualização foi o primeiro momento do posicionamento do Google para um comportamento “tenho as respostas diretas para você”, que parece estar permeando várias mudanças dentro da gigante de Mountain View.

Seguindo essa linha, há tempos que vemos algumas novidades diretamente na página de resultado, como ao inserir “2 + 2”, é exibida a resposta com um visual destacado logo abaixo do campo de digitação. Isso acontece também ao converter unidades monetárias. Basta inserir “real para dólar”, que irá aparecer o resultado no topo, assim como o cálculo matemático. Mas não fica só por aí, ele também é capaz de exibir gráficos em três dimensões a partir de equações inseridas. Estão começando a aparecer até mesmo resultados para previsões do tempo.

Mudança na mentalidade

Um dos fatores para motivar a Google a tomar esse rumo de apresentar resultados diretamente na sua página, ao invés de somente exibir links que teriam respostas, é para fazer o usuário permanecer mais tempo em suas ferramentas. A empresa percebeu que sua maior ferramenta, a busca, era somente uma passagem para o verdadeiro conteúdo, e isso fazia o tempo de permanência ser muito baixo. Para aumentar, podia-se exibir alguns tipos de resultados diretamente.

O que podemos ver também com todas essas evoluções é uma mudança de postura radical da Google, deixando de ser uma ferramenta de busca e focando seus esforços para ser uma ferramenta de conhecimento. Como um dos principais engenheiros da empresa, Matt Cutts diz: “Estamos tão comprometidos com isso que nossa equipe de Qualidade de Busca do Google passou a se chamar equipe de Conhecimento do Google”. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

João Gabriel da Fonseca (@jgdafonseca), diretor de marketing da SEO Master.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Olá, João!

    Ótimo artigo! Você conseguiu ilustrar muito bem com seus exemplos as mudanças ocorridas na filosofia do Google com relação aos resultados apresentados.

    Fica uma dúvida sobre os reflexos que isso trará para quem produz conteúdo: se o Google trouxer os resultados em sua própria página, é provável que diminua o número de cliques nos links trazidos nos resultados.

    Um abraço!

  2. Eu já ouvi falar de alguns profissionais SEO que o google irá apenas imprimir na primeira resultados conteúdo do próprio google. No caso então ele irá copiar o conteúdo dos sites?
    O usuário irá gostar dessas mudanças?
    Eu acho que é bom google para por ae senão vai perder sua credibilidade ele depende dos nós para oferecer conteúdo ao usuário.

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *