Infográfico: as empresas e a interação nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Dando continuidade a uma série de infográficos exclusivos, como “Os horários nobres do Facebook no Brasil” e “Os horários nobres do Twitter no Brasil”, o Scup traz mais um estudo revelador sobre o mercado.

Desta vez, investigou-se o tempo que as empresas brasileiras estão levando para responder aos seus clientes nas redes sociais. O material foi concebido com base em total de 225.310 respostas enviadas por clientes via Scup no 2º semestre de 2012.

O infográfico, que você confere a seguir, mostra dados do Facebook e do Twitter, com a soma das informações sobre as duas plataformas ao final. Observe que, no Twitter, a quantidade de respostas dadas em menos de 24 horas é bem maior (94%) do que no Facebook (84%). Além disso, a rede dos 140 caracteres também é o espaço em que as respostas em menos de um dia acontecem em menos tempo: 2 horas e 15 minutos, contra 4 horas e 30 minutos no Facebook.

Uma possível explicação é que, ao contrário do Facebook, os perfis no microblog em geral são públicos, o que facilita o monitoramento. Em segundo lugar, aparentemente se convencionou que o Twitter é um canal de SAC, o que não vale para o site de Mark Zuckerberg. Dessa forma, as equipes de atendimento das empresas estariam mais estruturadas ao redor do microblog, o espaço tradicional das reclamações.

Outro dado interessante é que, de forma geral, dezembro foi o mês em que as empresas responderam mais rápido aos seus clientes, talvez por ser o período do ano em que se concentram várias promoções e campanhas, por ocasião do Natal.

Infográfico: Lucas Moschione

 

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *