Conhecendo seus públicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O marketing não nasceu ontem, e após décadas de experiência, entre erros e acertos, técnicas foram sendo aprimoradas até alcançar, finalmente, o patamar de confiança esperado.

O mais precioso neste longo processo foi extrair a teoria da prática – porque é da teoria que precisamos, não importa público, mercado, produto ou ação planejada. A teoria é a base, a bússola, o conhecimento acumulado; o que, muitas vezes, é a garantia de sucesso de determinadas ações.

O marketing de conteúdo ainda vive seus primeiros dias. Por isso, é preciso estudar a teoria do marketing ‘tradicional’ para entender qual foi o caminho trilhado até aqui, em que o conteúdo é o bem mais precioso do meio digital e as técnicas utilizadas para trabalhá-lo são ferozmente perseguidas.

Ou seja, precisamos estudar os públicos e os conteúdos que eles desejam, assim como a forma que cada um se comporta – mais do que isso, seus pontos de interseção, não importam idade, país, mercado ou gosto pessoal. A teoria do marketing responde todas estas questões. É nela, portanto, que devemos nos calcar para continuar a desbravar o mercado do marketing de conteúdo.

Já chegamos a determinadas conclusões, contudo ao cruzar perfis clássicos de público com a mídia em que circulam, somos capazes de desenhar tipos de consumidores, vindos, surpreendentemente, da arquitetura da informação.

Afinal, não é essa a ciência dedicada há séculos a organizar informações para que elas sejam encontradas da maneira mais simples possível? A promoção de um conteúdo não começaria por aí? Claro que sim. Neste caso, o marketing se associa às técnicas de busca de uma informação – passo número um do marketing de conteúdo – e nos entrega quatro perfis bem claros de públicos.

A eles:

Conteúdo definido

Este perfil de público já sabe o que deseja, e seu comportamento em buscadores, embora básico, é bastante certeiro: encontra o quer, porque já sabe com clareza as características do que procura. Então, não é um público a quem devemos dar muita atenção? Ledo engano: tudo é passível de observação, seja a forma como ele reage à divulgação de uma informação, o que compreende dela antes mesmo de encontrá-la, a forma com que a ‘desenha’ em seu modelo mental, os caminhos que toma para procurá-la ou os níveis de satisfação – ou insatisfação – ao encontrá-la. É justamente nas certezas do público de conteúdo definido que está o combustível para entender outros tipos de público com objetivos menos definidos.

Conteúdo indefinido

Este perfil não tem certeza de que o conteúdo é exatamente aquilo que se deseja, e isso pode ser visto de duas maneiras: alguém a descartar, tamanha é a dificuldade em trabalhar o seu interesse, ou a grande chance de um profissional de marketing de conteúdo trabalhar técnicas de persuasão. O que faltaria a um conteúdo a ponto de um público nem pensar em consumi-lo? Mais informação? Clareza no que já existe? Ajustes em atributos explícitos (nome de um conteúdo, preço de um produto)? A indefinição é sempre sinal de um ruído que está sendo criado em um conteúdo, e por isso é bom preparar-se para realizar alterações. O perfil do conteúdo indefinido é o que mais aponta erros no material que estamos trabalhando.

Conteúdo aberto

O fato de ser um público pronto a ser seduzido não significa que ele espere qualquer conteúdo no final do arco-íris. Não saber o que se deseja não é sinônimo de falta de exigência ou conhecimento dos atributos de um conteúdo. O foco maior do marketing de conteúdo está exatamente neste perfil: afinal, como sinalizar a existência de uma informação – seja institucional, produto ou serviço – se, além de não saber de sua existência, o público não conhece as vantagens de encontrá-lo e consumi-la? É dura a missão de clarear e qualificar um conteúdo, mas é o cerne de nosso trabalho.

Conteúdo por comparação

Ao mesmo tempo em que é o perfil mais observador, já que este usuário trafega pelos meios digitais com conhecimento e tranquilidade – e, como consequência, é dono de um senso crítico incomparável -, quem procura conteúdo por comparação (‘o que encontrei é melhor ou pior daquele que acabo de checar’? ‘este produto é mais barato aqui ou acolá?’) é capaz de nos dar um feedback precioso se estivermos dispostos a ouvi-lo – ou, antes mesmo disso, estimulá-lo a dar opinião.

……………………

Que fique claro que nenhum destes perfis possui limites bem demarcados. Em cada público há um pouco de seus pares. É uma característica que não pode ser vista como um problema, mas deve servir como mais um desafio – de preferência, estimulante – na tarefa de lidar com conteúdo como produto.

Na próxima coluna vamos começar a dissecar cada um destes perfis – até lá!

……………………

Para conhecer mais sobre meu trabalho, meus livros, cursos e treinamentos para empresas, visite www.bruno-rodrigues.blog.br; para me seguir no Twitter, sou @brunorodrigues; no Facebook estou em www.facebook.com/brunorodrigues.fb.

Se ainda não conhece, vale a pena checar o padrão brasileiro de redação online que elaborei para o Governo Federal: ‘Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web’. O material é gratuito e está na web, basta checar no Google. [Webinsider]

……………………

Leia também:

……………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Bruno Rodrigues (bruno-rodrigues@uol.com.br) é autor do livro 'Webwriting' e de 'Cartilha de Redação Web', padrão brasileiro de redação online'.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *