TI tem papel fundamental na área da saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Cada vez mais o setor hospitalar vem ponderando com cuidado sobre os investimentos tecnológicos, visando atingir seus objetivos estratégicos. Alguns fatos não podem ser ignorados, como as mudanças sociais que estão ocorrendo no Brasil como desdobramento da economia, redução de custos, crescimento em receita, expansão na comunicação, entre tantos outros.

Uma solução correta de gestão de negócio, conhecida como ERP (Enterprise Resource Planning), pode auxiliar as pessoas a trabalharem de forma rápida e eficiente, gerenciar mudanças e crescimento, além de atingir as demandas do mercado. Considerando que o setor hospitalar necessita acessar, analisar, prever, relatar e compartilhar as informações necessárias para tomadas de decisão no nível tático e estratégico, uma solução de BI (Business Intelligence) reduz a complexidade da organização e distribuição das informações, proporcionando resultados rápidos e confiáveis. Indicadores poderão ser monitorados, como média de custo por leito, média de tempo de permanência no hospital, entre outros.

Com a mesma importância, soluções em gestão de relacionamento como o CRM (Costumer Relationship Management) vêm crescendo no setor hospitalar, desde uma gestão de manifestações (seja para médicos, pacientes, familiares e comunidades, por exemplo), passando pela visão imediata de agenda de equipes e equipamentos, criando programas de relacionamento com médicos e pacientes, até o histórico de negociação com operadoras e seguradoras.

Através de uma visão 360º, é possível monitorar todo relacionamento existente entre o hospital e seus públicos-alvo. Sendo assim, as empresas do setor hospitalar devem buscar sempre informações atualizadas sobre a procedência do fornecedor, quem fornece tais soluções, como se integram, se oferecem facilidade de implantação, e, principalmente, qual o roteiro estratégico do fornecedor no Brasil e no mundo.

Confira as últimas tendências de CRM:

Crescimento das soluções de CRM em nuvem

Trata-se de uma realidade, junto às instituições, em que todas as informações de relacionamento ficam armazenadas em grandes Data Centers e interagem via web com fontes externas. Cada vez mais as empresas de saúde percebem que investir em infraestrutura  local já não faz sentido, principalmente quando os sistemas em nuvem podem fazer um trabalho melhor, com menor custo e de forma eficaz.

Aplicações móveis

Quando falamos de mobilidade, o que realmente se busca é ter as informações em tempo real e de forma precisa, gerando um processo contínuo dentro da cadeia da instituição e, principalmente, permitindo decisões rápidas por parte de seus executivos.  Soluções móveis de CRM deverão permitir que as informações sejam acessadas a partir de qualquer dispositivo, desde que a segurança dos dados seja previamente definida.

Soluções de CRM atendendo novos públicos

Sempre associamos o CRM ao relacionamento com o cliente. Porém, atualmente podemos aplicar esse mesmo conceito a qualquer público. Para que isso ocorra, as soluções de CRM deverão se adequar a essa nova tendência, conhecida como XRM, e permitir que as empresas criem seus círculos de relacionamento com diversos públicos, como médicos e pacientes, associados, alunos e professores, corretores e beneficiários etc. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Gabriel Sowmy é gerente de consultoria da UNIONE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *