A aposentadoria da intranet tradicional

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As intranets reinaram por muito tempo como as principais ferramentas para suprir as necessidades de comunicação interna nas empresas, armazenando informações institucionais de interesse da organização e servindo como acervo digital. Este modelo, contudo, não tem acompanhado a evolução da web comercial e, geralmente, pouco tem a contribuir às organizações em relação ao compartilhamento de conhecimento e à interação entre os usuários.

A partir desta premissa, acaba de ser lançado um novo e-book sobre inovação nas ferramentas corporativas de comunicação interna, que compara as vantagens das redes sociais corporativas em relação às tradicionais intranets.

De acordo com o documento “O futuro das intranets corporativas”, a internet evoluiu muito na parte tecnológica e de layout, desde a década de 1990. Cada vez mais, ela é focada na interação entre os usuários e na troca de experiências, pontos que definem também o conceito de Web 2.0.

Certas ferramentas de comunicação interna conseguiram assimilar boa parte das inovações tecnológicas desenvolvidas junto com a internet. Uma delas, sem dúvida, é a rede social corporativa.

Nas intranets tradicionais, os gestores publicavam mensagens e os colaboradores liam. Ou seja, dentro desse modelo, a possibilidade de interação é quase nula. Além disso, as intranets costumam ser usadas apenas dentro do ambiente corporativo, até por uma questão de segurança da informação e das estruturas de TI internas. Nesse sentido, a ferramenta não atende às reais necessidades de funcionários que trabalham em campo ou em homeoffice.

Enquanto a web comercial fica cada vez mais colaborativa e com design amigável, muitas intranets continuam investindo em layouts engessados e modelos pouco interativos de gestão de conteúdo. Assim, um layout pouco amigável pode gerar dificuldade para os colaboradores aprenderem a usar o sistema. Quanto menos amigável for a interface, mais complicado fica usá-la, o que gera perda de eficiência e aumenta as chances de fracasso na implantação.

Enfim, a rede social corporativa é uma evolução natural da intranet, pois contém todas as características positivas das antigas redes internas – como o armazenamento de informações e o acesso via web – com algumas tecnologias que muitas intranets não conseguiram assimilar nos últimos anos.

Nossa experiência nesse mercado mostra que os sistemas de RSC são soluções mais completas, eficazes e preparadas para a comunicação interna nas empresas.

Compare

Por não acompanharem a evolução da Web 2.0, muitas intranets continuaram sendo repositórios e meios de comunicação unilaterais. Por isso, algumas organizações passaram a adotar outras ferramentas tecnológicas, como mensageiros instantâneos, para complementar o uso da ferramenta. Esses sistemas são eficientes para a conversa entre colegas, mas pouco estimulam a colaboração em projetos corporativos, além de dar brechas de segurança para intrusões e vírus.

A rede social corporativa é uma ferramenta de comunicação interna fechada, controlada pelos gestores, que funciona para o compartilhamento de informações, conhecimentos e interesses da corporação.

Em comparação com as intranets, pode-se destacar como vantagens das novas ferramentas: layout amigável e conhecido pelos usuários, compartilhamento de informações entre os colaboradores, colaborativismo dentro do corpo funcional, comunicação de via dupla, serviço web e móvel disponível na nuvem, entre outros. [Webinsider]

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Radamés Martini (@RadaMartini) é diretor executivo da SocialBase, empresa de base tecnológica totalmente focada no desenvolvimento da rede social corporativa que leva o mesmo nome da empresa. Mais informações em: @socialbasebr, no blog blog.socialbase.com.br e no facebook.com/socialbase.

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