Seja um empreendedor, mas pelos motivos certos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Ter um negócio próprio é o principal sonho dos brasileiros entre 18 e 64 anos, como revela uma pesquisa do SEBRAE. Esse desejo superou até sonhada casa própria e planos de viagem. A mudança de foco do brasileiro revela que mais pessoas buscam no empreendedorismo se satisfazer no campo pessoal, financeiro e profissional. Porém, como ser bem sucedido na área sem cair em suas armadilhas?

Normalmente as pessoas começam um negócio para satisfazer três desejos:

  1. Liberdade. É a busca do “trabalhar sem chefe”, do fazer as coisas da maneira como quiser, no momento que achar importante.
  2. Dinheiro. É o maior motivo de pessoas que estão dispostas a trabalhar mais para ganhar dinheiro para si mesmas.
  3. Sentido. É o anseio de fazer um trabalho que faça sentido, tanto no campo individual quanto coletivo.

O que é muito comum nos empreendedores é ter mais de um motivo para montar um empreendimento, no entanto, quase sempre um deles prevalece. Se você já sabe o que te leva empreender, vale conhecer algumas armadilhas que podem comprometer seriamente suas motivações e transformar sua atitude empreendedora em uma experiência traumática.

Armadilhas

Caso você esteja empreendendo em busca de liberdade, saiba que ela pode ter um custo muito alto ou simplesmente não ocorrer. É comum em negócios iniciantes o empreendedor ter uma equipe pequena e ser responsável por diferentes frentes da empresa. Ter um negócio próprio significa assumir os problemas dos clientes e caso o dono do negócio não seja uma pessoa organizada, irá trabalhar muito mais do que se tivesse um chefe sem limites.

A saída para não perder sua liberdade é justamente estabelecer padrões. Defina horários que você não irá trabalhar e deixe isso claro para clientes e funcionários. Crie regras de exceção e apenas aplique-as caso seja uma situação excepcional. Profissionais que são bem planejados trabalham de uma maneira organizada e não agem de modo reativo às demandas dos clientes. Esse é o primeiro passo para você não perder a sua liberdade. O segundo passo é: aprenda dizer não.

Se você busca no empreendedorismo dinheiro, trabalhar para si mesmo pode lhe dar muito prazer, pois quanto mais trabalhar, mais dinheiro você ganha, certo? Não necessariamente! Todo negócio possui sutilezas que mudam constantemente e a equação dinheiro-trabalho não é linear. Ao se empreender é necessária certa dose de paciência com relação aos ganhos. O primeiro passo é estabelecer metas realistas, baseadas em experiências concretas, seja de um negócio semelhante ou de uma experiência com outro empreendimento.

Uma dica para não se frustrar com esse desejo é estabelecer prazos. Se você possui uma meta de ganhos, defina até que momento você irá esperar para alcançá-la. Caso o objetivo não seja cumprido, é válido questionar sua permanência no negócio. Mas antes de qualquer ação, algo valioso para o empreendedor: pague sempre você primeiro. Seja o primeiro a receber da sua empresa. Esse modelo de trabalho muda completamente a atitude dentro da sua empresa. Se você é o primeiro a receber, irá trabalhar diferente para pagar os demais fornecedores e funcionários.

Por fim, se você busca no empreendedorismo um trabalho que faça sentido, saiba que a frustação pode ocorrer rapidamente. Por mais que seu negócio seja algo que lhe encha de orgulho de fazê-lo e seja permeado de sentido, é crucial ter a consciência que você irá fazer muitas atividades que não gostaria e que provavelmente não tenha sentido algum para você.

Para não se aborrecer muito com essas atividades, a alternativa viável é mapear quais tarefas “sem propósito” você terá que cuidar. Ter consciência ajuda a lidar com elas. O segundo passo é estabelecer um plano para encaminhar essas atividades com o tempo para outra pessoa da empresa. Caso você reconheça que não seja possível exercê-las desde o início, não caia nesta armadilha do empreendedorismo. O melhor a fazer é não é empreender.

Assim como existem diversos motivos para uma pessoa empreender, existem inúmeras oportunidades para alguém se frustrar com o empreendedorismo. Quando o empreendedor tem claro o porquê ele vai lançar uma empreitada, fica mais fácil ele construir um negócio que acomode seus sonhos sem cair nas armadilhas do empreendedorismo. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Leandro Ramos (@leandrohramos) é administrador de empresas e sócio-fundador da agência Javali Digital e da rede de indicações Indike.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *