Choque de realidade: a sua empresa não é o centro do universo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Repita comigo: minha empresa não é o centro do universo!

Ptolomeu foi um cara muito bacana. Cientista grego nascido em Alexandria, ele fez diversas contribuições para a ciência, tendo desenvolvido trabalhos importantes nas áreas da matemática, astronomia, geografia, cartografia, óptica e até teoria musical.

Apesar de todas as grandes contribuições, Ptolomeu deu uma bola fora e propôs equivocadamente em uma de suas teorias um sistema cosmológico geocêntrico, que dizia que a Terra era o centro do universo e que tudo mais – corpos celestes, planetas e estrelas – orbitavam em torno de nós.

Considerando que isso aconteceu há quase 2.000 anos atrás e levando em conta a escassez de ferramentas e tecnologia na época, fica fácil relevar esse “pequeno engano”. O grande problema é que isso continua acontecendo até hoje em outra área do conhecimento na qual Ptolomeu não deu nenhum pitaco: a gestão das organizações.

Em pleno século 21 existem empresas e pessoas que continuam agindo como se fossem o centro do universo.

Os gestores dessas organizações definem regras e políticas que atendem a seus interesses, e não aos dos clientes, justificam ações com base em suas necessidades, e não as do mercado, estabelecem dias e horários de atendimento com base em seus compromissos, e não os de seus consumidores.

Isso acontece em grande parte por conta da baixa competitividade do mercado, protegido durante muito tempo da concorrência e financiado (ainda que indiretamente) por infindáveis subsídios e ações protecionistas perpetradas pelo governo e pessoas interessadas em manter o status quo. Afinal de conta, existe algo mais brasileiro que defender com unhas e dentes os “direitos adquiridos”?

Em um mercado competitivo, com várias organizações atuando em um alto nível de eficiência (seja de qualidade, atendimento ao cliente, preços, etc.) isso jamais aconteceria. Ou a empresa busca melhorar a forma de fazer negócios ou ela é “atropelada” pelos demais concorrentes – sobrevivência dos mais aptos.

Para ilustrar como as organizações brasileiras estão distantes do ideal vale lembrar que uma pesquisa recente sobre a qualidade da gestão, abrangendo vários aspectos das organizações e realizada entre 20 países colocou o Brasil em 18° lugar, atrás de países como Argentina, Chile e México. Ganhamos apenas da Índia e empatamos com a China. (Veja o estudo completo aqui). [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Luigui Moterani (@luiguimoterani) é especialista em gestão, inovação e marketing. Site: http://luiguimoterani.com.br//

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *