Repita comigo: minha empresa não é o centro do universo!
Ptolomeu foi um cara muito bacana. Cientista grego nascido em Alexandria, ele fez diversas contribuições para a ciência, tendo desenvolvido trabalhos importantes nas áreas da matemática, astronomia, geografia, cartografia, óptica e até teoria musical.
Apesar de todas as grandes contribuições, Ptolomeu deu uma bola fora e propôs equivocadamente em uma de suas teorias um sistema cosmológico geocêntrico, que dizia que a Terra era o centro do universo e que tudo mais – corpos celestes, planetas e estrelas – orbitavam em torno de nós.
Considerando que isso aconteceu há quase 2.000 anos atrás e levando em conta a escassez de ferramentas e tecnologia na época, fica fácil relevar esse “pequeno engano”. O grande problema é que isso continua acontecendo até hoje em outra área do conhecimento na qual Ptolomeu não deu nenhum pitaco: a gestão das organizações.
Em pleno século 21 existem empresas e pessoas que continuam agindo como se fossem o centro do universo.
Os gestores dessas organizações definem regras e políticas que atendem a seus interesses, e não aos dos clientes, justificam ações com base em suas necessidades, e não as do mercado, estabelecem dias e horários de atendimento com base em seus compromissos, e não os de seus consumidores.
Isso acontece em grande parte por conta da baixa competitividade do mercado, protegido durante muito tempo da concorrência e financiado (ainda que indiretamente) por infindáveis subsídios e ações protecionistas perpetradas pelo governo e pessoas interessadas em manter o status quo. Afinal de conta, existe algo mais brasileiro que defender com unhas e dentes os “direitos adquiridos”?
Em um mercado competitivo, com várias organizações atuando em um alto nível de eficiência (seja de qualidade, atendimento ao cliente, preços, etc.) isso jamais aconteceria. Ou a empresa busca melhorar a forma de fazer negócios ou ela é “atropelada” pelos demais concorrentes – sobrevivência dos mais aptos.
Para ilustrar como as organizações brasileiras estão distantes do ideal vale lembrar que uma pesquisa recente sobre a qualidade da gestão, abrangendo vários aspectos das organizações e realizada entre 20 países colocou o Brasil em 18° lugar, atrás de países como Argentina, Chile e México. Ganhamos apenas da Índia e empatamos com a China. (Veja o estudo completo aqui). [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Empresas à espera de um milagre
- Os consumidores e a percepção do empresariado brasileiro
- Vó Manuela deveria dar consultoria para empresas
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- Digitalks – Marketing digital para profissionais – digitalks.com.br
- Ecommerce School – Especializada em comércio eletrônico, redes sociais e marketing digital – ecommerceschool.com.br/webinsider/
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Luigui Moterani
Luigui Moterani (@luiguimoterani) é especialista em gestão, inovação e marketing. Site: http://luiguimoterani.com.br//
Uma resposta
Essa matéria é muito boa, gostei muito..