Não basta atrair audiência, é preciso converter

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O processo de varejo está mudando, e o crescimento do e-commerce no mundo inteiro inclusive no Brasil é prova disso. As vendas virtuais no país alcançaram um faturamento de R$ 22,5 bilhões em 2012 e vem apresentando um crescimento de 40% por ano. A transformação de processos no varejo com o crescimento das lojas virtuais ainda é lento, mas a realidade é que não há como parar essa tendência e as antigas regras do varejo não funcionam tão bem assim para proporcionar um crescimento escalável dos e-commerces.

Atrair o tráfego para os sites não é tão difícil. O uso de anúncios em ferramentas de busca tem se mostrado cada vez mais eficiente para atrair público para e-commerces e os usuários já entram nos sites para fazer pesquisas de preço e estudar opções de compra. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostram que dependendo da categoria do produto o número de consumidores que prefere pesquisar na internet para depois comprar em lojas físicas pode chegar a 50%, e ainda, 45% dos entrevistados passam pelo menos uma hora por dia em sites de varejo. Mas não basta atrair audiência, é preciso converter.

Para aumentar a conversão não basta aumentar os investimentos em mídia ou ser o e-commerce mais barato. Para converter é preciso criar um ambiente que gere confiança e uma excelente experiência para o consumidor. Como o uso de tecnologia aplicada a gestão automatizada de e-commerce pode auxiliar na conversão?

Personalização

Estudos apontam que 20% da receita da Amazon provém de recursos de recomendações. A gestão automática das informações dos seus visitantes permite uma personalização na visualização de produtos e nas recomendações de produtos complementares. Nesse caso, os softwares substituem a figura do vendedor no processo de atendimento e de modo ainda mais assertivo, pois a tecnologia usada se baseia em dados diversos para fazer suas recomendações.

Precificação inteligente

Uma das incertezas ao comprar online é confiar que a empresa realmente está oferecendo o melhor preço. Soluções de precificação inteligente possibilitam que o e-commerce precifique seu produto com o menor preço ao monitorar toda a concorrência e dinamicamente alterar os preços dos produtos. Se a loja se posiciona como a mais barata é possível garantir que essa promessa seja cumprida e ainda dar ferramentas ao consumidor para que ele mesmo confirme isso. A existência de uma ferramenta de consulta de preço dentro do e-commerce ou o contato automatizado com o cliente em casos nos quais o preço do concorrente abaixou para reembolso são duas formas de gerar confiança do consumidor.

Atendimento ao cliente

A experiência do usuário dentro dos sites pode ganhar outro status com o uso de ferramentas de gestão automatizada de e-commerce. O uso de big data aplicado ao atendimento permite que a loja possua informações suficientes sobre o cliente para tratá-lo como um amigo próximo, o  que ajuda na resolução de problemas e no aumento da conversão. Por exemplo, um cliente que abandona o carrinho pode ser abordado com frete grátis, desconto no produto ou desconto em venda casada dependendo do seu perfil.

Para não perder espaço nesse novo cenário do varejo, os e-commerces devem evoluir com as novas gerações de consumidores. Isso exige inovação e investimento em soluções de inteligência para gestão e análises avançadas. [Webinsider]

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Marcelle Xavier é responsável pelo Marketing da Uaizo, empresa focada na gestão automatizada de e-commerce.

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