Endomarketing e redes sociais: uma combinação de sucesso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Dentre todas as inovações tecnológicas recentes, poucas delas trazem uma essência tão afeita ao endomarketing quanto as redes sociais. As premissas do marketing voltado para o público interno vão diretamente ao encontro dos principais benefícios que as mídias sociais oferecem aos seus usuários.

A importância de um time que fale a mesma língua, comungue valores, objetivos e inspirações é crescente no meio corporativo. É um diferencial do qual as companhias não podem mais abrir mão. E é neste cenário que o conceito de rede social encaixa-se com peculiar perfeição. As redes objetivam construir comunidades que orbitem em torno de interesses comuns e experiências compartilhadas em uma crescente e incessante (re)criação de ideias. E isso se encaixa harmoniosamente aos anseios empresariais de agregar, ao redor da marca, um grupo especial de pessoas que, mais do que experimentar aquela assinatura, escrevem sua história no dia a dia.

Por meio das redes, é possível criar um relacionamento entre empresas e funcionários, aumentar a sensação de pertencimento por parte do time e gerar uma integração dinâmica, disseminada pelos empregados, conferindo mais credibilidade ao processo de endomarketing.

Para isso, entretanto, é fundamental uma dose de coragem, sinceridade e integridade por parte da liderança da empresa. A timidez no uso interno de mídias sociais revela um tabu ainda estabelecido, principalmente no aspecto nacional. Ainda há um receio excessivo sobre a informação e seus caminhos pelas redes. Medo baseado na crença utópica de que essa informação possa ser controlada, sem as redes.

Não pode e essa é a notícia boa.

Sem controlar a informação, os gestores do marketing interno podem encontrá-la em sua forma mais genuína, sem filtros e, possivelmente, mais sincera. Caberá a eles trabalharem com ela, identificando os pontos positivos e as oportunidades de melhoria daquele grupo. A possibilidade? Construir uma relação muito mais sólida e sustentável com seu público interno. E como último recurso para ganhar a simpatia da área financeira: com chances reais de gastar muito menos.

Pense nisso! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Raphael Santos é publicitário, especialista em endomarketing, palestrante e sócio da Ilumminatti Comunicação e Design.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *