A síndrome do “Ciclo Canguru”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muitos profissionais defendem a tese de que o seu ciclo profissional na empresa não pode ser superior a três anos, essa é uma máxima que paira no mundo corporativo. Refletindo um pouco melhor sobre o tema tenho outra visão, você pode ficar na mesma empresa durante 5, 8 ou 10 anos, desde que sua carreira mantenha o ciclo de crescimento.

“Ciclo Canguru” é nome que dou para os profissionais que ficam menos de três anos na empresa. Os profissionais que sofrem desta “síndrome” acham que mudar de empresa em vista de uma melhor oportunidade num curto espaço de tempo é uma decisão de “trampolim”, que muitas vezes parece dar a sensação de galgar novos postos.

Porém, nenhuma corporação quer ter em seu núcleo de profissionais, os conhecidos “cangurus” por uma razão simples e lógica. Imagine que você está com uma oportunidade e precisa entrevistar candidatos, no processo seletivo você se depara com um currículo que lhe chama atenção e que a princípio parece ser um bom candidato. Enfim, você verifica sua reputação no mercado e se depara com uma situação com a qual não esperava: apesar das boas referências uma o deixou preocupado, a de que ele tem o hábito de sair da empresa por qualquer oportunidade que pareça ser melhor (mesmo que essa oportunidade não seja tão vantajosa). Nesse caso, o que você faria? Contrataria? Essa é uma decisão difícil de tomar.

Toda empresa deseja ter um profissional que possa confiar e depositar seus investimentos, contratando um profissional “canguru”, no entanto, fica muito difícil deixá-lo em uma posição de destaque e confiança, pois a qualquer momento, ele pode deixar a empresa.

O importante é entender o momento profissional que você está vivendo, antes de tomar qualquer decisão de sair, veja se de fato o seu ciclo de crescimento se esgotou. Às vezes, nosso emocional nos faz tomar decisões precipitadas, então o melhor caminho é pensar com racionalidade e senioridade, mapeando o atual cenário na empresa.

Considerando o ciclo esgotado como aquele que você está a mais de dois anos na mesma posição, qualquer coisa antes disso parece uma decisão precipitada, a não ser que a sua área esteja sendo extinta ou que a empresa esteja beirando a falência e etc.

Reflita e não caia na síndrome do “Ciclo Canguru”. A vida consiste no pleno equilíbrio, não adianta querer comer muito, porque você pode passar mal, mas se você não comer nada, você pode morrer de fome. Logo, coma apenas o necessário e de forma equilibrada. Utilize esse exemplo para sua carreira “quem quer abraçar o mundo, fica sem braço…”.

Uma excelente semana e até o próximo artigo! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Leonardo Soares Grapeia - Administrador e jornalista. Editor do Website: www.leonardograpeia.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Faltou analisar o porquê das mudanças. Considere que a maioria dos empresários hoje em dia quer sugar ao máximo os empregados com o mínimo de contra-partida. Esse é o cenário que vivemos hoje. A síndrome Canguru nada mais é que um recado aos empresários. Criem planos de carreira nas empresas, transpareçam aos empregados, se preciso na hora da entrevista, que existe um PCS na corporação, se não até o cara que tem um currículo sem “saltos” vai querer pular fora depois de algum tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *