Quando chegar, apague a luz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

“Não se consegue resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas.” Albert Einstein

Sempre fui fã da frase acima. Por genial que foi seu autor, ela traz em si a ironia fina, que não debocha do leitor, mas o incomoda ao nível suficiente de tirá-lo da letargia e inércia comuns ao ser humano. Então, vira e mexe, resolvo fazer coisas simples, básicas, banais do dia a dia, de uma maneira diferente. Para quê? Para nada. Só por fazer. E quem sabe, na expectativa zerada que tenho, não me surpreendo com alguma descoberta inusitada?

Dia desses, inovei ao chegar em casa e decidi manter o apartamento no escuro. A primeira dica: não é fácil! Com toda a escuridão, objetos simples que normalmente alcançamos sem nem olhar, parecem sumir. “Ué, o porta-chaves não ficava aqui?”. “Ai! Esse degrau sempre existiu?” “Ui! A mesinha da sala sempre teve a altura da minha canela?” Esses são os primeiros pensamentos. Doloridos, mas breves. Não leva muito tempo, sua vista se acostuma. Os demais sentidos parecem se aprimorar e o que antes era puro breu ganha forma. Os objetos, antes sumidos, aparecem. E o que parecia impossível, torna-se mais fácil. E quando resolvi acendi a luz, eu desacostumara dela. A luminosidade, antes indispensável, agredia os olhos. E pedia tempo para eu me reacostumar.

No mundo corporativo, é mais ou menos por aí. Se há mudanças, a primeira reação é a sensação de cegueira. Insegurança, tropeços, medo e desconfiança. Será bom pra mim? O próximo passo me fará cair? Se você se prende ao medo, não avança. Para. E se a luz acende, está no mesmo lugar. Se você esquece a prudência e resolve enfrentar a escuridão como se luz houvesse, o resultado pode ser desastroso. Bate em tudo, há quebras, dor e perda.

No retorno da luz, você parece o mesmo. Mas está mais fraco. Agora, se você se permite avançar com cautela, você percebe que seu olhar não cegou, apenas pede um ajuste. Aos poucos, de forma precavida, você começa a definir o foco novamente e o caminho, que era breu, volta a aparecer na sua frente. O poder de decisão volta aos poucos e é possível escolher para onde ir. Quando o cenário se reorganiza, e tudo se clareia novamente, você evoluiu, está mais à frente e com uma experiência que te deixou mais forte.

Se a única coisa constante da vida é a mudança, permita-se encará-la de uma forma positiva. Mudar não é sinônimo de perda. Do contrário, pode ser sinônimo de ganho, aprendizado, força. Pense nisso. E, ao menos uma vez, ao chegar, apague a luz. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Raphael Santos é publicitário, especialista em endomarketing, palestrante e sócio da Ilumminatti Comunicação e Design.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *